fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Premiação e livro sobre idosos

(Last Updated On: 29 de outubro de 2018)

Sandra Alves

É na próxima quarta, dia 31 de outubro, na sede da OAB/MT em Cuiabá, que o CEDEDIPI – Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realiza o lançamento do livro “Os idosos são o futuro – temas sobre o envelhecer” e faz a entrega da 3ª edição do Prêmio Cândido Rondon.
O livro é composto por artigos sobre o envelhecimento, com informações em áreas como saúde, educação física, direito, envolvimento social, tecnologia, conselhos de direitos entre outros. A primeira edição do livro foi lançada em 2017 e devido a repercussão positiva em todo o Brasil do projeto, a nova edição vem com grande expectativa.

“Os temas são direcionados para o público das pessoas idosas, mas desde a 1ª edição, teve boa aceitação em instituições que desenvolvem projetos sociais e em instituições de ensino ”

Os temas são direcionados inicialmente para o público das pessoas idosas, mas desde a primeira edição, a aceitação em instituições que desenvolvem projetos sociais e em instituições de ensino tem sido boa, uma vez que existe pouco material escrito. Os escritores são conselheiros do Conselho do Idoso e atuam nas áreas de vulnerabilidade do cidadão, trazendo para discussão os temas de maior relevância para o enfrentamento hoje, diante do envelhecimento natural da população, aumento da expectativa de vida e do percentual de idosos na sociedade.
Participam do projeto os escritores Antônio Marcos Passos de Mattos e Gislene de Castro Monteiro, com o título: Participação no Conselho do Idoso: a experiência de humanização dos conselheiros a partir de maior visibilidade aos idosos, promovendo ampliação e qualificação da oferta de educação formal; Eliane Maria Esperandio, com Reflexões sobre a violação de direitos da pessoa idosa e o controle social; Elisângela Vicentini Fazolo da Silva (Saber envelhecer é uma arte!); Rafaele Oliveira Russi e Valentina de Fatima Dragoni (Conselho de Direitos da Pessoa Idosa: Instrumento de Participação e Protagonismo); Francisco Delmondes Bentinho (Avanços da evolução tecnológica); Gonçalina Romana de Souza Martins (Os invisíveis em situação de rua); Isandir Oliveira de Rezende (Criação da vara especializada da pessoa idosa); Lidiane Patrícia Ferreira e Silva Leite (Política social para idosos (as): uma reflexão a partir da política nacional do idoso-PNI e o estatuto do idoso); Luiz Benedito Pinto Filho “TAMBA” (Importância da atividade física para pessoa idosa); Maria Inês da Silva (Igualdade desigual na terceira idade); Sandra Cristina Alves (Instituições bancárias e abuso de direitos das pessoas idosas).
São autores convidados, o jornalista Onofre Ribeiro, com seu texto elegante e instigante intitulado “Teclados da vida” e o presidente do COMDIPI (Conselho Municipal) de Cuiabá Jeronimo Urei. Eles dissertando sobre “O fenômeno invisível da violência contra a pessoa idosa” que chama a atenção para uma realidade que já tarda em ser enfrentada na sociedade brasileira. A publicação da obra recebe o apoio da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, a quem incumbe, como expressão e instrumento do regime democrático a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, a todas as pessoas em situação de vulnerabilidade, o que se aplica de modo especial a causa da defesa das pessoas idosas por uma vida plena e digna. OAB/MT e SINDAPI – Sindicato Estadual dos Aposentados e Pensionistas Idosos de Mato Grosso são parceiros no projeto.
Ao mesmo tempo em que se realizará o lançamento do livro, ocorrerá a entrega do Prêmio Cândido Rondon (que homenageia pessoas que defendem a causa das pessoas idosas – 3ª edição em 2018), em um evento com a participação de idosos das cidades de Cuiabá e Várzea Grande e apresentação de grupos culturais (musicistas e coral de idosos), sendo que o evento ocorrerá na sede da OAB em Cuiabá. O Prêmio Estadual “Candido Rondon” será concedido na categoria personalidade, uma em vida e outra in memorian. Serão homenageados o padre Anselmo Mandriie e a falecida Ilda de Oliveira Silva e Matos.
Sandra Cristina Alves é defensora pública do Estado, escritora e escreve exclusivamente neste Blog toda segunda (sandra_cristina_alves@hotmail.com) Premiação e livro sobre idosos Premiação e livro sobre idosos Dia 31 tem lançamento do livro “Os idosos são o futuro – temas sobre o envelhecer” e entrega do 3º Prêmio Cândido Rondon

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Premiação e livro sobre idosos
FONTE: RD NEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]
[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 13 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook