Ícone do site MatoGrossoAoVivo

Deputada chama PL de “partido da Papuda Lotada” em sessão

Durante reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (26), a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) qualificou o Partido Liberal (PL) como o “partido da Papuda Lotada”. A declaração foi feita em resposta à deputada Chris Tonietto (PL-RJ), que havia defendido o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e criticado sua prisão preventiva, argumentando que ele “poderia estar comendo acarajé na Bahia” caso não fosse alvo de perseguição política.

Hilton rebateu afirmando que a democracia vale para todos e que quem a desrespeita “fará jus ao nome do partido: PL, de Papuda Lotada”. Em seguida, citou nominalmente Alexandre Ramagem, Jair Bolsonaro, Augusto Heleno, Anderson Torres, Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli como exemplos de integrantes da sigla sob investigação ou já condenados.

A troca de acusações ocorreu enquanto a comissão analisava o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Acarajé. No debate, Hilton sustentou que Bolsonaro “poderia, sim, estar na Bahia”, se não tivesse, segundo ela, “cometido atentado contra a democracia e planejado matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes”.

A deputada também criticou o que chamou de “eterno mimimi” do PL em relação às prisões. “Antes diziam que bandido bom era bandido morto; agora exigem direitos humanos e tratamento humanitário”, ironizou.

Hilton prosseguiu lembrando recentes condenações e processos envolvendo filiados da legenda. “Daqui a pouco vai ter que fazer uma Papuda só para o PL, porque sempre aparece um crime novo”, afirmou, referindo-se ao Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.

Penas em andamento

Entre os nomes mencionados pela parlamentar, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres cumpre pena na Papuda por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro permanece detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde 22 de novembro, em regime preventivo.

Na unidade da PF, Bolsonaro ocupa cela equipada com televisão, ar-condicionado e vigilância permanente. De acordo com Erika Hilton, as condições do ex-mandatário “são melhores que as casas de muitos brasileiros”.

Apesar das críticas, parlamentares do PL não se manifestaram formalmente sobre o episódio durante a sessão.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Conexão Política

Sair da versão mobile