Site icon MatoGrossoAoVivo

Agentes de Endemias fazem ação na Zona Rural para conter proliferação de doenças endêmicas

(Last Updated On: 30 de junho de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

Equipes formadas por Agentes de Saúde e de Endemias estão na Zona Rural de Alta Floresta para desenvolver uma série de atividades sanitárias, principalmente em relação a verificação de quintais com possíveis criadouros e/ou focos do mosquito Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da Dengue.

O servidor Claudiomiro Vieira explicou que a ação faz parte do cronograma de ação da Secretaria de Saúde, sendo que a cada dois meses, os servidores vão aos locais mais distantes da área urbana do município para que toda a população possa ser atendida. Na semana passada, os trabalhos foram concentrados principalmente nas comunidades Novo Cruzeiro e Ourolanda, região conhecida como “Pista do Cabeça”.

Além da verificação de quintais para a busca de foco do mosquito Aedes Aegpty, os agentes também estão observando ambientes propícios à proliferação de animais peçonhentos como escorpião, lacraia e aranhas; os agentes também estão verificando e orientando os moradores sobre os riscos do bicho barbeiro, responsável pela transmissão da doença de chagas. Claudiomiro ressaltou que os moradores estão sendo orientados também sobre as medidas de proteção individual relativa ao novo coronavírus.

Uma equipe de controle clínico também está fazendo parte da ação passando veneno nas residências dos moradores para conter os mosquitos transmissores de doenças. “É uma série de trabalhos programados para essas duas comunidades com o objetivo de podermos manter sobre controle essas doenças endêmicas da região e principalmente deixar sempre a população orientada de como ela deve agir no dia-a-dia para evitar a presença desses vetores transmissores de doenças e se precaverem cada vez melhor em relação as doenças que eles podem causar”, disse Claudiomiro.

Sair da versão mobile