Site icon MatoGrossoAoVivo

Laboratório do IFMT para exames da Covid-19 está praticamente pronto

(Last Updated On: 30 de junho de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

Testes poderão iniciar em poucos dias.

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Alta Floresta está na reta final para concluir o processo de implantação do laboratório que realizará testes da Covid-19. O projeto é realizado em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da região do Alto Tapajos, os testes serão realizados através da técnica de RT-PCR em tempo real.  Em recente entrevista para a reportagem do Jornal O Diário a professora Laila Natacha Santos Brandão, que está à frente da implantação do laboratório, explicou que os testes ainda não foram iniciados, atualmente está sendo finalizado toda a parte burocrática, questão de documentação e o instituo ainda está recebendo alguns insumos.

Em relação aos equipamentos, Laila afirmou que o laboratório já recebeu todos os necessários. Além disso, o espaço está praticamente pronto, faltando apenas o restante dos insumos necessários. “Faltam alguns insumos ainda, mas já foram comprados, estamos apenas aguardando a entrega”, disse ela. Inicialmente, devido a capacidade da máquina que realiza os teste, será feito, por semana, 280 testes. Em um caso hipotético, o instituto terá a capacidade de realizar até 960 testes por semana.

Indagada sobre as expectativas de quando iniciará os testes, Laila disse “Essas expectativas só geram ansiedade, mas no ponto em que estamos, inclusive com relação a documentação, espero ser questão de semana”. Vale lembrar que o ‘ponta pé’ inicial para a implementação do laboratório aconteceu com a aprovação de um projeto de lei pela Câmara Municipal de Paranaíta para a destinação de recurso no valor de R$500 Mil, o seu funcionamento conta ainda com a parceria do Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Estadual.

Laila disse que o teste será destinado para toda a população do Norte do Mato Grosso, todavia é necessário deixar bem claro que a coleta das amostras não será de forma alguma realizada pelo laboratório, o instituto fará apenas a recepção das amostras encaminhadas pelas Secretarias de Saúde a partir da demanda. Após o período de pandemia da COVID-19º, o laboratório será utilizado pelo campus para pesquisa nas áreas de biologia molecular e para atender a região com testes e diagnósticos diretos.

Sair da versão mobile