Site icon MatoGrossoAoVivo

Após descumprir o próprio decreto com inauguração, Prefeitura e Câmara de Nova Monte Verde fecham as portas

(Last Updated On: 30 de julho de 2020)

Após registrar uma semana sem novos casos de covid-19, o município de Nova Monte Verde iniciou esta semana com um crescente número de casos.

A prefeitura que tinha uma Audiência Pública para discutir a LDO-2021, acabou adiando o processo para o dia 14 de agosto.

Conforme o boletim epidemiológico emitido na quarta-feira (29), o município acumula 29 casos confirmados, dos quais 18 estão recuperados, um óbito e 10 em isolamento domiciliar, do último domingo (26) até a quarta, nove novos casos foram confirmados.

Um dos casos que chamou a atenção foi do vereador, presidente da mesa diretora da Câmara, Anderson Rodrigues dos Santos, que comunicou em seu perfil no Facebook que confirmou positivo para covid-19 no domingo.

Após o teste, a Câmara que estava com horário reduzido devido ao recesso parlamentar, editou decreto suspendendo temporariamente o expediente interno e externo na Câmara Municipal de Nova Monte Verde-MT, no período de 28 a 31 de julho de 2020, a fim de que a Vigilância Sanitária Municipal realize o procedimento de sanitização das dependências do prédio Legislativo, como forma de prevenção de infecção e propagação do coronavírus – COVID-19.

Com esta suspensão, a prefeitura que tinha uma Audiência Pública para discutir a LDO-2021, acabou adiando o processo para o dia 14 de agosto. Já na noite de terça-feira (28) a secretária de saúde do município, Karina Galdino, anunciou em seu perfil no Facebook que também testou positivo para covid-19. Levantando uma hashtag de conscientização com os dizeres #euconto.

Diante o crescente número de casos, ainda na quarta-feira (29), a prefeita Beatriz de Fátima Sueck Lemes baixou o decreto de nº 101/2020, onde no Artigo 1º suspendeu os atendimentos no paço municipal.

“Fica suspenso temporariamente o expediente interno na Prefeitura Municipal de Nova Monte Verde-MT, no período de 29 de julho à 31 de julho de 2020, a fim de que a Vigilância Sanitária Municipal realize o procedimento de sanitização das dependências do prédio do Executivo, como forma de prevenção desinfecção e propagação do coronavírus – COVID-19.”

Conforme publicações acompanhadas em redes sociais do município, a propagação do vírus aconteceu em virtude de uma inauguração realizada pela própria prefeita Bia na quinta-feira (23). Indo à contramão do próprio decreto nº 044/2020, onde no artigo 4º – inciso III diz: “suspender, até ulterior deliberação, todas as atividades previstas para serem realizadas pelo Poder Público Municipal, que envolvam aglomeração de pessoas, como cursos, reuniões, inaugurações, feiras, shows, festivais, jogos esportivos, etc., promovidos por qualquer Secretaria Municipal;”

Informações são de que todos servidores que estiveram presentes na inauguração do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores Municipais – PREVVER , que foi amplamente divulgado nos meios oficiais do município, foram colocados em quarentena.

Sair da versão mobile