Site icon MatoGrossoAoVivo

Detran/MT aplicará provas teóricas de forma 100% digital

(Last Updated On: 30 de setembro de 2020)

Bruno Felipe / Com informações DETRAN/MT

As unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) já estão contando com computadores instalados para a realização da prova teórica digital, mais um importante passo na modernização dos procedimentos para a formação de condutores no Estado.

De acordo com a assessoria de comunicação, para a realização dos exames, foram adquiridos 300 computadores e leitores biométricos pelo Detran-MT que foram instalados em todas as unidades de Cuiabá, Várzea Grande e interior do Estado.

O presidente da Autarquia, Gustavo Vasconcelos, disse que a implantação da prova teórica digital é um dos maiores projetos desenvolvidos pelo Detran-MT em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) na área da habilitação. Anteriormente, apenas 22 cidades contavam com a estrutura para a realização da prova teórica digital. Agora, todas as unidades do ‘Detran-MT’ poderão ofertar o exame no formato digital, otimizando tempo e recurso público com a impressão de provas manuais. Os exames digitais serão disponibilizados aos candidatos com processo em andamento para a obtenção da CNH, aos motoristas que precisam fazer o curso de reciclagem para condutor infrator e também aos que precisam fazer o curso de atualização.

Para chegar na fase final de implantação da prova teórica digital, foram diversas etapas vencidas, desde a revisão e atualização pela Escola Pública de Trânsito do Detran-MT do banco de questões do exame teórico (que reúne 2.500 perguntas de múltipla escolha, e precisava ser digitalizado); a implementação da biometria para comprovação da presença do candidato em sala de aula, bem como do examinador, entre outras etapas. O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, relata que foram fases de muito estudo e trabalho por parte do Detran-MT e da MTI para chegar nesse novo momento do processo para formação de condutores em Mato Grosso.

Sair da versão mobile