Site icon MatoGrossoAoVivo

Consumidores da ‘Tarifa Social’ terão bandeira verde em dezembro, mas outros seguem com conta alta até abril

(Last Updated On: 1 de dezembro de 2021)

Consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica terão ‘bandeira verde’ na conta de luz a partir do mês de dezembro.

A determinação foi da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANAEL. A bandeira verde não tem custo extra. O anúncio foi feito no dia 26 de Novembro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Energisa, a bandeira que estava em vigor para clientes cadastrados na Tarifa Social em Novembro era a Amarela, que equivale ao pagamento de R$ 1,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em virtude das datas de medição, alguns clientes deste grupo ainda vão receber neste mês a cobrança da bandeira amarela (referente a Novembro), a depender da data de leitura da unidade consumidora.

Para os demais consumidores, a bandeira vigente no período segue sendo a de Escassez Hídrica, criada por meio da Medida Provisória nº 1.055/2021, do Governo Federal. A bandeira indica situação crítica para a geração de energia no Brasil, por causa da falta de chuva. A previsão é que ela seja válida até Abril de 2022, podendo ser revista antes caso as condições dos reservatórios melhores no país.

A bandeira de ‘Escassez Hídrica’ tem custo de R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos. Essa cobrança vale para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional. Este custo representa um aumento médio de 6,78% na conta de luz dos clientes residenciais do Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS – Acesse o grupo do MatoGrossoAoVivo no WhatsApp e tenha nossas notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

FONTE: AGÊNCIA BRASIL / TERRA BRASIL ___________________________________________

Sair da versão mobile