Site icon MatoGrossoAoVivo

Cooperativas podem explorar “Serra Pelada” de MT

(Last Updated On: 1 de junho de 2018)

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) que circulou na última terça-feira (29), a liberação do assentimento prévio para que as cooperativas de garimpo possam explorar ouro na região de fronteira, em Pontes e Lacerda (443 km de Cuiabá). O documento foi autorizado pelo Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Sergio Etchegoyen.

O deputado federal Valtenir Pereira (MDB-MT) intermediou e articulou as negociações entre as cooperativas de garimpo e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em Cuiabá e Brasília, para que liberasse a autorização e assim regularizar a atividade garimpeira de exploração de ouro em Pontes e Lacerda. Atualmente, os garimpeiros tem se organizado em cooperativas aumentando a representatividade, uma vez que as limitações de exploração para pessoas físicas são maiores.

“Quero comemorar essa grande conquista para os garimpeiros de Pontes e Lacerda. A liberação do assentimento concedido pelo Conselho de Defesa Nacional, é um documento extremamente importante, um grande passo em direção a exploração legalizada do ouro pelas cooperativas e a inclusão da população garimpeira neste grande espaço que é o solo e o subsolo da região de fronteira de Pontes e Lacerda”, disse o parlamentar.

Na publicação, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da assentimento prévio para que a Central das Cooperativas Associadas da Província Mineral de Serra Pelada e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Pontes e Lacerda (COOPERPONTES), possam estabelecer na faixa de fronteira do Estado, sob o regime de Permissão de Lavra Garimpeira (PLG), para explorar o minério de Ouro.  Já a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Pontes e lacerda (COMPEL) poderá pesquisar minério de Ouro na região.

Histórico

O garimpo na região ficou conhecido em setembro de 2015 como a ‘Serra Pelada de MT’, quando foi encontrada uma pepita de ouro com mais de um kilo em cima do solo, o que atraiu milhares de pessoas de todo o país dando início a uma verdadeira corrida pelo metal. O local fica na zona rural de Pontes e Lacerda, a cerca de 30 km pela Estrada do Matão.

Na época, o juiz federal Francisco Antônio de Moura decidiu acatar denúncia do Ministério Público Federal e mandou fechar o garimpo e apreender qualquer material que fosse encontrado e prender quem estivesse com ouro.

Desde então o local é alvo de ocupações de garimpeiros que insistem na exploração. Para impedi-los, forças de Segurança estiveram mobilizadas na Serra por meses. No auge da ocupação, o local chegou a ter oito mil pessoas dedicadas direta ou indiretamente à exploração ilegal do ouro. A atividade no local chegou a atrair mais de 8 mil pessoas. Ali também foram registrados deslizamentos, que deixaram pelo menos cinco pessoas feridas.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Cooperativas podem explorar “Serra Pelada” de MT
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Sair da versão mobile