Site icon MatoGrossoAoVivo

Cartilha orienta população sobre os diversos tipos de golpes da atualidade

(Last Updated On: 31 de julho de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

POLÍCIA CIVIL

A reportagem do Jornal O Diário/MatoGrossoAoVivo teve acesso à uma cartilha informativa da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso que divulga informações sobre os diversos tipos de golpes praticados por meliantes na atualidade, principalmente as formas com que os estelionatários agem. De acordo com a PC, a cartilha foi desenvolvida com o objetivo de instruir a população quanto aos golpes que estão sendo praticados.

É sabido que os bandidos sempre estão criando novos golpes, o que pode tornar a cartilha obsoleta, mas é sempre bom lembrar que os golpes são cíclicos, ou seja, os bandidos sempre voltam a utilizá-los, mudando pequenos detalhes. O projeto foi desenvolvido com muito carinho, objetivando que as pessoas não se tornem vítimas de estelionato.

A linguagem utilizada é simples para que atinja o maior número de pessoas. Na cartilha, a Polícia diz que, com este projeto, é esperado que tudo o que foi explicado possa auxiliar todas as pessoas e que os conhecimentos contidos ali possam ser divulgados aos familiares, para se prevenirem dos golpistas.

A cartilha informa os principais golpes de estelionato praticados na atualidade, são eles: Golpe do bilhete; Golpe do falso sequestro; Golpe do parente que o carro quebrou; Golpe do cartão bancário clonado; Golpe do intermediador de vendas; Golpe do WhatsApp clonado; Golpe do falso boleto; Golpe do falso site; Golpe dos falsos fiscais; Golpe do falso namorado; Golpe da troca de cartão.

Ao final, a cartilha repassa orientações gerais tais como: muitos bandidos, que são autores de estelionato, não se vestem mal, falam corretamente, tem o cabelo bem cortado, geralmente não usam armas. Podem estar atrás de uma tela de computador. Além disso, é sempre bom desconfiar de situações em que a “ESMOLA É DEMAIS”. “Estamos em tempos difíceis financeiramente, ninguém está dando dinheiro facilmente”, finaliza um dos textos da cartilha. Lembrando que caso você perceba a pratica de algum golpe, denuncie via 190 – Polícia Militar ou 197 – Polícia Civil.

Sair da versão mobile