Em votação simbólica realizada nesta Quarta-feira (5/6), o Senado aprovou a taxação das compras internacionais até US$ 50, com uma alíquota de 20%.
Os parlamentares analisaram um destaque proposto por partidos alinhados ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reincluindo a taxação das “blusinhas” no Projeto de Lei (PL) 904/24, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover).
O relator da proposta, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), havia retirado a taxação do texto-base, contrariando um acordo firmado entre o governo federal e a Câmara dos Deputados.
Inicialmente, a apreciação do texto-base foi simbólica, mas o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), solicitou a verificação dos votos, resultando em uma votação nominal com 67 votos. Esta manobra permitiu que os parlamentares aprovassem o retorno da taxação ao projeto sem se comprometerem nominalmente.
Contrário à taxação, o relator Rodrigo Cunha destacou que o tema deve ser discutido mais profundamente e que a taxação das compras internacionais não tem relação com o objeto principal do projeto, que visa beneficiar empresas que investirem em sustentabilidade e estabelece novas obrigações para a venda de veículos novos no Brasil.
A escolha de Cunha por remover a taxação das “blusinhas” provocou uma indisposição com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
FONTE: HORABRASÍLIA
#brasil #economia #pl904 #senadofederal #câmaradosdeputados #arthurlira #rodrigopacheco #governolula
- Governo de MT fecha pacto com Cuiabá e VG para ampliar saúde e educação - 3 de junho de 2026
- Banco Central confirma retirada de dinheiro físico com o avanço do Pix - 24 de maio de 2026
- Deolane Bezerra é presa por suposta ligação com o PCC e investigação expõe conexões financeiras com o crime organizado - 21 de maio de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -













Assine o Canal










Adicionar comentário