fbpx

ALTA FLORESTA CIDADES EXCLUSIVO MATO GROSSO SAÚDE PÚBLICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alunos de enfermagem do HRAS de Alta Floresta são dispensados após paciente “de fora” apresentar sintomas Corona vírus

O paciente apresenta um quadro grave de dificuldade respiratória e já foi submetido ao isolamento total dentro do Regional.

Pacientes em tratamento, funcionários e equipes de trabalho estão sendo obrigados a usar máscara respiratória.

Pacientes e funcionários do Regional Albert Sabin de Alta Floresta estão todos circulando com máscaras, após a constatação de que o paciente possa estar contaminado, equipe de segurança, recepção, limpeza, enfermagem, administrativo e principalmente os médicos são vistos usando o artefato que impede o contágio pelas vias respiratórias.

Os demais visitantes não estão sendo orientados ainda a utilizar máscaras, pois não há ainda confirmação de que seja um caso de COVID-19 (Corona Vírus), há também a possibilidade de que os sintomas são de um caso de gripe H1N1, que tem as mesmas características sintomáticas do COVID-19, mas, as confirmações ficarão para a semana que vem.

Alunos acadêmicos do curso de enfermagem, de uma universidade de Alta Floresta, que cumprem estágio no Regional, foram suspensos de suas atividades, por meio de nota da própria universidade, por 5 dias ou até que seja dada constatação de negativa para o vírus “IRA”, uma outra derivação de nome científico para o Corona Vírus.

O paciente em questão, que não teve sua identidade revelada, é um senhor de 63 anos, que veio de viagem de Palmas – para Alta Floresta, percorrendo um longo trajeto de ônibus tendo passado por Brasília, Goiânia e Cuiabá. Contanto, o paciente só veio presentar sinais de dificuldades respiratórias ao chegar em Alta Floresta.

A administração do Regional diz que o paciente deu entrada na tarde de ontem (Quarta – 11/03) e que após tomar conhecimento do histórico de viagens tomou todas as medidas necessárias para precaver quanto a qualquer risco de contaminação de funcionários e terceiros que venham a visitar o hospital, e que todos os exames necessários foram solicitados, porém os resultados oficiais só serão divulgados na próxima segunda feira (16/03).

Há boatos nos grupos de whatsapp de que o mesmo seria um pastor que teria vindo de viagem recente da Itália, mas, a foi desmentida pelo próprio paciente, que não é estrangeiro e está apenas a passeio pelo Mato Grosso.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), informou a imprensa na tarde desta Quinta-feira (12/03), que há a suspeita de pelo menos cinco casos do Corona vírus em todo o Estado, mas, não confirmou ainda qualquer relação com o paciente de Alta Floresta.

Segundo a SES-MT, os pacientes suspeitos de contaminação do COVID-19 estariam sendo monitorados nos municípios de Lucas do Rio Verde (1), Araputanga (1), Cuiabá (2), Nova Xavantina (1) e Várzea Grande (1). 

Em todo Brasil, os casos confirmados aumentaram assustadoramente nas últimas 24 horas, sainde 38 casos ontem (11/03) para 75 casos confirmados pelo Ministério da Saúde hoje (12/03).

RECOMENDAÇÕES GERAIS

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

·    Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

·    Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

·    Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

·    Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

·    Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

·    Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

·    Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

·    Manter os ambientes bem ventilados;

·    Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

·    Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Todas as Notas Informativas da SES estão disponíveis neste link.

Equipes de limpeza e segurança também estão utilizando o artefato de proteção.

 

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:
(Visited 6.896 times, 1 visits today)

___________________________________________

___________________________________________

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Faça parte da nossas “Listas de Transmissão”, com as principais notícias diárias recebidas pelo WhatsApp, em tempo real. (CLIQUE AQUI)

NINGUÉM DIRIGE NOSSA OPINIÃO !

Por isso mesmo, o nosso portal luta para ser verdadeiro, sério e imparcial.

– Fornecemos um jornalismo isento que ajude cada um de nossos leitores a entender melhor os fatos e tomar decisões que desafiam, unem e inspiram mudanças, mesmo em tempos de crises, debates e polêmicas.

– Nosso trabalho também depende de nossos leitores, e por isso pedimos apoio financeiro para continuar nessa missão.

– Sua ajuda financeira, nos mantém independentes e fortes, isso significa que podemos manter nossas reportagens com qualidade, conteúdo e veracidade.

– Nosso perfil, opinativo, investigativo e interrogativo tem o papel de desmascarar, desembaraçar e mostrar as inverdades contidas em esquemas criminosos, na sua maioria por trás de grupos poderosos, que as vezes, são acobertados pela própria imprensa, que em alguns casos, se encontram aparelhadas e financiadas por interesses ideológicos, político e financeiros.

“O Jornalismo Verdade”, que você pode confiar, também depende de você!

– Apoie essa causa, doando qualquer valor. DOAR AO MATO.GROSSO.AO.VIVO

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

LEITURA OBRIGATÓRIA:

COLUNISTA

AUTOMOTIVOS

VELOCIDADE E QUALIDADE

SAÚDE E BEM ESTAR

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

PUBLICIDADES & PARCERIAS

FAÇA PARTE

CLIMA TEMPO

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

APOIAMOS ESTA CAUSA:

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

Facebook