O Google anunciou nesta sexta-feira (15/10) que vai exigir um processo de verificação para campanhas políticas em anúncios veiculados na ferramenta de busca. A medida faz parte de um pacote da empresa para auxiliar o processo eleitoral de 2022. Os anunciantes já foram notificados em 15 de setembro, e a medida passa a ser obrigatória em 17 de novembro. A empresa classifica como campanha política todos aqueles que queiram divulgar campanhas de partidos políticos, titulares de cargos públicos eletivos federais ou candidatos à Câmara, ao Senado, à Presidência e à Vice-Presidência. Para o processo de verificação, é necessário que o anunciante forneça documentos que mostre quem alega ser. Se o anunciante não passar por este processo, ele ficará desabilitado a subir novas campanhas na plataforma. Segundo a política de anúncio do Google, a empresa exige que todos os anúncios eleitorais mostrem uma nota identificando quem pagou por eles. Para formatos maiores, a empresa pede que o anunciante gere uma declaração “Pago por”, de acordo com as informações fornecidas durante o processo de verificação. O Google também vai limitar a segmentação para as campanhas eleitorais, e os anunciantes terão acesso somente a filtros de localização geográfica, por faixa etária e gênero. Outros anunciantes, por exemplo, conseguem usar a ferramenta de forma mais ampla, como segmentação por afinidades do usuário. Além das restrições para anúncios eleitorais, o Google também vai disponibilizar no primeiro semestre de 2022 um relatório público com informações sobre os anunciantes na plataforma. A ferramenta também está em funcionamento em Israel, Austrália, Estados Unidos, Índia, Nova Zelândia, Taiwan, União Europeia e Reino Unido.
Kuchar também afirma que a empresa não faz segmentações por escolhas políticas, sendo impossível um usuário que seja de esquerda receber mais anúncios relacionados aos ideais do usuário.
O Google também afirmou dar continuidade às parcerias com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para capacitação e divulgação de conteúdos de utilidade pública sobre eleições, que acontecem desde de 2014. A empresa também disse que continuará apoiando o Comprova, coalizão que reúne a Folha e 32 veículos na checagem de conteúdos sobre coronavírus, políticas públicas e eleições. |
Por Amanda Lemos
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FONTE: AGÊNCIA BRASIL / TERRA BRASIL ___________________________________________
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