fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

AGRO-INDÚSTRIA AGRONEGÓCIO ECONOMIA EM DESTAQUE MATO GROSSO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Preço do leite cai e liga alerta para produtores mato-grossenses

(Last Updated On: 18 de agosto de 2022)

Redução do consumo de leite pressiona os preços e pecuaristas temem que a conta ‘não feche’ se o movimento continuar nesse sentido.

Após o preço do litro do leite nos supermercados se aproximar de R$ 10, o consumidor decidiu dar uma freada nas compras, o que levou a uma queda nos preços do laticínio, que já pode ser encontrado por até R$ 7 nos supermercados da capital. Apesar de ser boa para o consumidor, essa redução leva preocupação ao produtor, que teme uma baixa de preço no campo, o que pode provocar desequilíbrio entre o faturamento e os custos operacionais.

De acordo com o Instituto de Pesquisa da Fecomércio – IPF/MT, o preço do leite apresentou uma variação semanal de – 2,60% na última semana. Essa, portanto, já é a terceira semana de queda, após um aumento expressivo calculado até o mês de Julho deste ano.

“Esse recuo pode estar relacionado à diminuição do consumo, que mantém os estoques nos supermercados, assim como na melhora das condições climáticas para a produção do item, além da pressão que os preços do leite possuem, considerando a cultura de consumo da população”, avalia o IPF, que aponta que o preço segue em patamar alto ao consumidor.

Esse movimento do mercado já é sentido no campo, na avaliação do presidente da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso – Aproleite/MT, Dolor Vilela. A preocupação gira em torno da possibilidade de os laticínios reduzirem o preço do leite, desestimulando a atividade, o que também pode provocar falta do produto nas gôndolas dos supermercados.

Outro fator que causa incerteza é que os produtores recebem pela sua produção em um prazo de 60 dias. Isso significa que o produtor só vai saber quanto vai receber muito depois do trabalho realizado, o que dificulta a redução do impacto dessa redução nas contas. Enquanto isso, os insumos como o arame, sal mineral, adubos e outros produtos ligados à cadeia leiteira seguem com preços altos.

“O produtor vai continuar com os mesmos problemas, vai continuar não fazendo frente aos investimentos que ele tem. O custo de produção para ele não recuou, como recuou o preço de combustível. Os insumos não recuaram”, afirma Dolor, em entrevista ao Estadão Mato Grosso, apontando também para a preferência dos consumidores em regularizar a vida financeira.

Dolor diz não ser possível afirmar o que deve ocorrer, mas ressalta que muitos pecuaristas estão desestimulados de produzir. Ele ainda ressalta que o varejo ajusta suas margens com mais facilidade e rapidez, ao contrário do produtor, que recebe a cada dois meses, já sentindo as variações feitas pelos supermercados.

“Houve uma euforia num primeiro momento, porque tudo sinalizava que o leite ia cair, como de fato caiu, mas caiu o consumo junto na ponta. O varejo, nessa hora, é mais ágil. Já o produtor só vai receber por esse produto sessenta dias depois. Então, se ocorrer queda agora, ele vai receber essa queda daqui dois meses”, afirma o presidente da Aproleite.

Dolor Vilela ainda acrescenta que o valor pago ao produtor hoje consegue fazer frente aos custos, mas a possibilidade de se reduzir esse preço já lança incertezas quando à possibilidade de pagar as contas.

“Os preços atuais já contemplam boa parte dos custos. Mas, se houver um recuo, eu sinceramente não sei o que que vai acontecer”, conclui.

FONTE: ESTADÃO MT

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 55 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook