Site icon MatoGrossoAoVivo

Lar Santa Isabel desfaz parceria com Prefeitura e suspende atividades

(Last Updated On: 12 de agosto de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

A reportagem do Jornal O Diário divulgou no início desta semana que o Lar Santa Isabel teria desfeito a parceria com a prefeitura e ‘encerrado’ mais um ciclo no atendimento à população que se encontra em situação de rua.

Após a divulgação, a presidente da Fundação Servir, Tereza Kikue, responsável pelo Lar, entrou em contato com a reportagem do Jornal O Diário/MatoGrossoAoVivo para prestar maiores esclarecimentos. Tereza afirmou que o Lar Santa Isabel suspendeu os atendimentos devido ao rompimento do convênio com a Prefeitura Municipal. Ela explicou que isso ocorreu porque a instituição não possui estrutura para receber pessoas que estejam com suspeita de infecção por Covid-19.

Em uma reunião, a prefeitura então teria apresentado uma nova proposta de parceria para a instituição onde o Executivo Municipal locaria um novo abrigo provisório e a Fundação Servir iria ceder apenas os funcionários, ficando responsável por eles. “Ai eu peguei e falei que não, porque queriam que nós mandasse 06 funcionários que nós tínhamos no lar para este abrigo e ajustar mais funcionários, mas que a Fundação Servir ficasse responsável por esses funcionários; eu falei que não porque nós já temos a cota do lar, ajusta mais funcionário… fica no nome da fundação e quando acabar essa pandemia? Vai ter que dispensar esses funcionários, e quem vai fazer acerto com estes funcionários? A fundação não tem dinheiro”, disse Tereza, em entrevista.

Como a fundação optou por não aceitar a nova proposta, a prefeitura então suspendeu o convênio junto ao Lar. Para que a população em situação de rua não fique desassistida, a Prefeitura Municipal está realizando a adequação de dois novos espaços que serão alugados para atender estas pessoas. Um deles atenderá os viajantes que chegam no município com algum sintoma gripal; neste caso, quem estiver confirmado com a Covid-19 ficará em uma ala isolada e os assintomáticos ficaram em outra ala. Já no outro local, ficarão os viajantes sem nenhum sintoma da doença e que não tenham tido nenhum contato com uma pessoa infectada. Para que isso seja possível a Prefeitura está finalizando a parceria com uma nova instituição na cidade.

Nos próximos dias deverá ser feita a inauguração dos novos espaços. Lembrando que no momento do fechamento do Lar Santa Isabel não havia nenhuma pessoa sendo atendida, entretanto, já nesta semana uma pessoa que se encontra em situação de rua pediu ajuda e foi acolhida pelo novo abrigo provisório.

Sair da versão mobile