Site icon MatoGrossoAoVivo

Vereador de Alta Floresta indica a secretaria de Saúde que imprensa municipal seja vacinada conforme decreto federal

(Last Updated On: 12 de dezembro de 2021)

INFORMAÇÃO É PRIORIDADE – 

O autor da indicação é o vereador Claudinei de Jesus, que solicitou tanto ao prefeito Municipal quanto a secretaria municipal de Saúde de Alta Floresta.

A indicação inclui os jornalistas, radialista e profissionais de comunicação em geral e tem base no Decreto Federal nº 10.288/2021, que inclui a categoria de profissionais como essenciais e prioritários por estarem diariamente na linha de frente com a população em suas atividades laborais.

A indicação de nº 255/2021, foi aprovada e encaminhada na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Alta Floresta, ocorrida na última Terça-feira (14/06), por iniciativa do vereador Claudinei de Jesus (MDB), que fundamentou seu pedido com base no decreto Nº 10.288, de 22 de março de 2020, que no Art. 4º considera “essenciais as atividades e os serviços relacionados à imprensa, por todos os meios de comunicação e divulgação disponíveis, incluídos a radiodifusão de sons e de imagens, a internet, os jornais e as revistas, dentre outros.” 

“Essa solicitação é plenamente justificável, pois assim como os profissionais de saúde de outros órgãos, os profissionais de imprensa têm nas suas atividades, ações que colocam o profissional em contato direto com o vírus da Covid-19, além de terem contato direto com um grande número de pessoas, facilitando a disseminação do vírus.

De acordo com a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, o Brasil lidera um ranking mundial de mortes de jornalistas em decorrência da doença. De acordo com estudo da federação, 86 profissionais de comunicação morreram de Covid-19 neste ano, um percentual 8,6% maior que o total registrado em 2020“. 

Nos dois parágrafos acima, escritos pela jornalista Elisa Gund, do Portal Nativa News, foi elaborado um ofício que será entregue em mãos a secretária municipal de Saúde, Sandra Corrêa de Mello, que expressa toda natureza emergencial da imunização dos profissionais dos meios de comunicação em geral, haja vista o número de mortes de jornalistas e profissionais do setor em âmbito nacional, em todos os Estados que segundo a Federação Nacional de Jornalistas – FENAJ, já chegou a número de 86 vítimas fatais.

Em Alta Floresta, o caso recente do jornalista Clay Junior (Notícia Exata), que chegou a ser entubado e submetido a traqueostomia, além de permanecer entre a vida e a morte por mais de 50 dias, é o retrato vivo dos riscos que a categoria e seus familiares podem estar expostos.

Apesar de toda apreensão, o jornalista conseguiu sair vivo e voltar para o seio da sociedade, assim como o convívio de sua família, mas, essa sorte não se dá com todos, pois segundo a FENAJ, o percentual de profissionais de imprensa mortos pela doença, um aumento em 8,6% em comparação a 2020.

OFÍCIO A SER ENCAMINHADO A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PELA IMPRENSA DE ALTA FLORESTA:

oficio vacina - saúde
Sair da versão mobile