Site icon MatoGrossoAoVivo

Vacina contra a Covid-19 não pode ser aplicada junto com outras do calendário infantil

(Last Updated On: 19 de janeiro de 2022)

As primeiras doses pediátricas da vacina Pfizer chegaram a Mato Grosso na última sexta-feira (14).

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo publicou uma série de recomendações sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade em suas redes sociais. Dentre elas está que não se deve aplicá-las junto a outros imunizantes do calendário infantil.

Veja outros detalhes:

  • – Vacinação deste público precisa ser realizada em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos; além de um ambiente acolhedor e seguro para a população.
  • – Recomenda-se que a sala em que se dará a aplicação em crianças seja exclusiva para a aplicação dessa vacina, não se podendo aplicar outras vacinas, ainda que pediátricas.
  • – A vacina contra a Covid-19 não pode ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, precisando respeitar um intervalo de 15 dias.
  • – As crianças precisam ser acolhidas e permanecerem no local por pelo menos 20 minutos após a aplicação da vacina.
    – O esquema vacinal terá intervalo de 8 semanas.
  • – O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos.
  • – Será aplicada em duas doses de 0,2ml (equivalente a 10 microgramas).
  • – A tampa do frasco é laranja para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.
  • – A vacinação de crianças dessa faixa etária ocorrerá com o acompanhamento de pais ou responsáveis. Deverá ser exigido um documento oficial de identificação da criança e não será necessária a apresentação de prescrição médica para o ato de vacinação.

As primeiras doses pediátricas da vacina Pfizer chegaram a Mato Grosso na última Sexta (14/1), e mais 23 mil devem chegar na Terça (18/1). A distribuição também começou no sábado.

Municípios como Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis planejam iniciar a campanha na Quarta-feira (19/1), primeiro para crianças com comorbidades e deficiências permanentes, e depois por ordem decrescente de idade.

Sair da versão mobile