Site icon MatoGrossoAoVivo

Conselho Regional afirma que animais não transmitem Covid-19

(Last Updated On: 20 de outubro de 2020)

Bruno Felipe / Com informações G1/MT

Nesta semana, os mato-grossenses foram surpreendidos com a confirmação do primeiro caso de coronavírus em um gato, o caso ocorreu na capital Cuiabá.

Diante das incertezas, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) emitiu um alerta dizendo que não há evidências científicas de que animais de companhia são fonte de infecção do coronavírus para humanos. O teste deu positivo para coronavírus em uma gata de estimação, que contraiu a doença dos tutores dela. Segundo o CRMV-MT, não há evidência científica de que animais sejam vetores mecânicos ou possam carregar o vírus, ou que o vírus possa se replicar nos animais.

“O que observa-se, desde o surgimento da pandemia, é que os poucos animais com a infecção podem ter sido infectados por humanos, por meio do contato direto, e não o inverso”, afirmou o conselho. Ainda de acordo com a nota, o CRMV-MT entende que, neste momento, não há nenhuma necessidade de alteração nos cuidados em relação à saúde dos animais de estimação (cães e gatos).

“A orientação é que os tutores mantenham a alimentação balanceada, água fresca abundante, os calendários de vacinação e a higiene (banho e tosa). Sendo assim, não existe necessidade de medo ou pânico com relação aos gatos e cães desenvolverem ou transmitirem o coronavírus que infecta os humanos. E em caso de emergência médica procurar um profissional médico-veterinário”, ponderou.

Os donos da gata que teve a confirmação da doença também estavam com coronavírus e tinham alta carga viral. A gata foi infectada porque teve contato com os donos durante o período de isolamento deles. O animal pertence a um casal com um filho pequeno. Todos foram infectados em uma festa de família, em setembro. Os pais adoeceram, mas a criança ficou assintomática, assim como o animal.

“O CRMV-MT reforça que em vez de perigo, os animais domésticos podem ser muito benéficos para a saúde, existem evidências científicas de que gatos e cães melhoram e enriquecem a vida e a saúde das pessoas. Além disso, eles podem ser de grande apoio psicológico para as famílias, reduzindo os níveis de estresse, algo de grande apoio em momentos de distanciamento social”, finalizou a entidade.

Sair da versão mobile