Site icon MatoGrossoAoVivo

81 vítimas de violência doméstica utilizam o “botão do pânico” em Mato Grosso

(Last Updated On: 24 de agosto de 2020)

Bruno Felipe / Com informações SESP/MT

Atualmente, cerca de 81 vítimas utilizam o “botão do pânico” no estado de Mato Grosso, um dispositivo de monitoramento disponibilizado às mulheres vítimas de violência doméstica.

O aparelho é oferecido pelo Estado desde 2014, mediante decisão judicial. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) por meio da Adjunta de Administração Penitenciária, tem à disposição da Justiça quase mil equipamentos.

Conforme os dados divulgados, das 4.003 pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica em Mato Grosso, 181 praticaram crime de violência doméstica. Ou seja: 100 vítimas ainda não fazem uso do botão do pânico, seja por não terem procurado a secretaria para a utilização do dispositivo ou porque a própria justiça não determinou. 

Apesar do botão do pânico ser oferecido em todo o estado de Mato Grosso, grande parte dos equipamentos está concentrado em cidades como Cuiabá (49 botões), Sorriso (7 botões), Pontes e Lacerda (6 botões) e Juína (6 botões). Em Alta Floresta, apesar das altas taxas deste tipo de crime, não há registros da utilização do aparelho por parte das vítimas locais. A vítima que recebe o botão do pânico estará segura por um raio de distância (determinado pela Justiça) onde o agressor não poderá entrar.

No caso da violação deste raio, o botão do pânico vibrará e a Central de Monitoramento fará o contato telefônico com vítima e agressor, sendo que este último deverá sair do local. “Nós cadastramos as informações de agressor e vítima no sistema e toda vez que o agressor chegar próximo à vítima, o sistema irá nos alertar para entrarmos em contato com ele solicitando que ele saia do raio e caso ele não obedeça, nós acionamos a Polícia Militar por meio do Ciosp, para que seja feita a proteção da vítima”, explicou o coordenador de Monitoramento Eletrônico de Pessoas da Sesp-MT, Leonardo Ferreira. As denúncias de violência contra a mulher podem ser registradas pelos disques-denúncia 190, 197, 180 e 181. Além disso, o registro pode ser feito nas delegacias espalhadas pelo estado.

Sair da versão mobile