Site icon MatoGrossoAoVivo

Vereadores de Alta Floresta apresentam projeto que institui a Semana Municipal ao Aleitamento Materno

(Last Updated On: 26 de setembro de 2019)

A Câmara Municipal de Alta Floresta aprovou o projeto de Lei 022/2019 que institui a Semana Municipal ao Aleitamento Materno. 

O Projeto de Lei tem as autorias dos vereadores Mequiel Zacarias Ferreira e Elisa Gomes.

A Semana Municipal ao Aleitamento Materno deverá ser comemorado anualmente, preferencialmente na primeira semana do mês de agosto, período em que se comemora a “Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno”.

Desde 1990, em todo o Brasil, durante o mês de agosto é realizada a Campanha “Agosto Dourado”, que é um mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Em Alta Floresta, o “Agosto Dourado” foi realizado no ano de 2019, com evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, mais especificamente com relação a questão a saúde da família e também atendimento nas unidades básicas de saúde e com a realização do “Primeiro Mamaço”, que aconteceu na Praça da Cultura, Teatro Agostinho Bizinoto.

A vereadora Elisa Gomes fala da importância do projeto de Lei.

“Este projeto visa a continuidade deste trabalho. Que este evento seja realizado pelos futuros gestores de nosso município. Este ano foi realizado com muito sucesso e muitas mulheres participaram, tiraram dúvidas, fizeram as oficinas, tenho certeza, que elas aprenderam mais um pouco da grande importância que o leite materno tem para a saúde e o desenvolvimento da criança“, disse Elisa.

O leite materno é conhecido como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês. Para a mulher, também há benefícios, como a redução das chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia, aumento da segurança acerca da maternidade e o favorecimento do emagrecimento.

O vereador Mequiel Zacarias Ferreira destaca a importância das ações já realizadas e a necessidade de se ampliarem as discussões e informações a respeito do aleitamento materno.  

“O aleitamento materno garante melhor qualidade de vida e saúde, tanto para a mãe quanto para o bebê, entendo ainda o diálogo com toda a população e fortalecendo a política de saúde na família”, disse Mequiel.

Este evento passa a integrar o calendário oficial de eventos do município. O projeto de Lei segue para ser sancionado pelo prefeito municipal.

Edemar Luiz Savariz – Assessoria

Sair da versão mobile