Site icon MatoGrossoAoVivo

Alunos do CEEDA de Alta Floresta participam de aula de campo diferenciada

(Last Updated On: 27 de agosto de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

Neste período de pandemia, o Centro Educacional de Deficientes Auditivos (CEEDA) de Alta Floresta está realizando atividades diversificadas para atender todos os alunos da instituição.

Nesta terça-feira, dia 25, foi iniciada uma aula de campo ao ar livre, onde foi construída uma trilha sensorial para os alunos com deficiência visual terem uma experiência diferenciada.

Atualmente, o CEEDA atende 06 alunos com baixa ou nenhuma acuidade visual. O objetivo do projeto é propiciar a estes alunos experiências sensoriais em ambiente inóspito e desconhecido do que estão habituados. Para isso acontecer, o professor Valmir Dias de Morais e a Diretoria do CEEDA firmaram uma parceria com o Lions Clube de Alta Floresta para utilizar a parte externa da sede do Lions, em especial o bosque, que fica atrás do campo, onde foi organizada pelos Companheiros Leão uma singela trilha para que o professor Valmir pudesse ministrar sua aula de campo uma vez por mês.

O atual Diretor Administrativo do CEEDA, Jhony Arisi, explicou que o projeto está sendo realizado apenas com dois alunos por vez, em virtude do CEEDA estar respeitando o distanciamento social imposto devido a pandemia da COVID-19. Jhony ressaltou que além de propiciar a experiência sensorial em ambiente diverso do que os alunos estão acostumados foi, também, a oportunidade para que os alunos treinassem a utilização da bengala, ferramenta essencial para dar maior autonomia na locomoção, que possibilita um caminhar mais seguro e desviar de possíveis obstáculos.

Um dos alunos que é atendido pelo CEEDA há 14 anos, mostrou-se mais seguro, afinal, conforme relatado por ele, já experimentou fazer trilha pelos pontos turísticos de Chapada dos Guimarães. Já a outra aluna participante que está na instituição há 10 anos, mostrou-se no começo certa insegurança, mas com as orientações do professor VALMIR, os alunos puderam aproveitar ao máximo o que o ambiente e a vegetação proporcionaram.

A aula de campo contou com uma hora de caminhada, tendo um intervalo à sombra das árvores em que todos puderam tomar um refrescante suco. Toda a atividade foi acompanhada de perto pelo Alexandre, motorista do CEEDA, e pelo presidente do Lions Clube Claudinei Prado. Desde a data 27/07/2020, o CEEDA está atendendo um aluno por sala/profissional em turnos matutino e vespertino, ou seja, máximo de 6 alunos pela manhã e a mesma quantidade no período da tarde.

Sair da versão mobile