Site icon MatoGrossoAoVivo

Seleção brasileira feminina supera Colômbia e conquista a Copa América pela 8ª vez

(Last Updated On: 1 de agosto de 2022)

Na grande final que aconteceu neste sábado, 30 de julho, as ‘Guerreiras do Brasil’ venceram a seleção colombiana por 1×0.

O gol foi marcado pela atacante Debinha de pênalti. Desta forma, o Brasil com 100% de aproveitamento na competição conquistou o octa da Copa América. Ademais, a conquista do campeonato marca o primeiro grande título da técnica sueca Pia Sundhage à frente da seleção brasileira.

Primeiro tempo difícil
A seleção brasileira enfrentou muitas dificuldades na primeira etapa, errando muitos passes e com as linhas de meio campo e ataque distantes, o Brasil viu a Colômbia comandar e criar as primeiras chances para abrir o placar. Pelo lado colombiano, a jogadora promissora, Linda Caicedo, produziu jogadas de perigo ao gol defendido pela goleira Lorena.

Entretanto, aos 36 minutos do 1T a atacante Debinha sofreu pênalti cometido por Vanegas. Artilheira da ‘era Pia’, a Debinha chutou no canto direito, deslocando a goleira Pérez e abriu o placar da final. Nos acréscimos do primeiro tempo, o Brasil quase fez o segundo com Bia Zaneratto.

Etapa final
No segundo tempo, as ‘Guerreiras do Brasil’ mudaram a postura apresentada na primeira etapa. Sendo assim, criando mais oportunidades de gol, a seleção brasileira quase marcou o segundo gol com chute de fora da área de Antônia, mas que parou na defesa de Pérez que espalmou para escanteio. O Brasil criou outras chances de gol, mas pecou na pontaria e nas definições das jogadas. Com isso, a seleção brasileira viu as anfitriãs da competição crescerem nos últimos quinze minutos da final. O empate quase saiu dos pés de Caicedo, após chute perigoso de fora da área.

Apesar de dificultar o jogo, as colombianas não conseguiram furar a defesa brasileira. Portanto, o Brasil conquistou o 8ª título da Copa América, destaque para lateral-direita Antônia que fez uma ótima partida. Ademais, a título marcou a primeira vez que uma mulher como treinadora conquistou a Copa América Feminina.

Título da renovação
O título coroa a campanha perfeita do Brasil na competição. Em seis jogos, a seleção brasileira marcou 20 gols e não sofreu nenhum. Além disso, o octa da Copa América é o primeiro grande titulo da ‘era Pia’ desde que chegou em 2019.

Desde a Copa do Mundo de 1995, o Brasil não ia para uma competição sem uma de suas grandes estrelas, sendo elas, Marta, Formiga e Cristianne. Com novas atletas representando a seleção, a técnica Pia chegou com a missão de renovar o elenco brasileiro, tendo em vista que ciclos em que representaram o Brasil por diversos anos estavam se encerrando.

Desta maneira, a conquista é um passo importante para dar confiança para as atletas e também para a comissão técnica. Contudo, para a Copa do Mundo em 2023 e para as Olimpíadas em 2024, o Brasil têm pontos importantes para evoluir, como por exemplo, a competitividade no meio campo e psicológico em grandes jogos, visando almejar competir com as seleções protagonistas do futebol europeu.

FONTE: PORTAL FUTEBOL NEWS – ISABELLA FALCONIER
__________________________________________

Sair da versão mobile