OUÇA AQUI - RADIO ADRENALINA

BRASIL EM DESTAQUE ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resposta de Barroso à The Economist causa mal-estar entre ministros do STF

A nota divulgada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, no último sábado (19), como resposta ao editorial da revista britânica The Economist, provocou desconforto entre outros ministros da Corte. A publicação, que critica o “poder excessivo” concentrado pelo STF — com ênfase no ministro Alexandre de Moraes —, teve repercussão internacional e nacional.

Mal-estar interno no STF

Segundo informações apuradas pela Revista Oeste, Barroso não teria consultado previamente os demais ministros antes de divulgar o posicionamento oficial. A decisão unilateral teria incomodado colegas, especialmente por se tratar de uma resposta institucional, com potencial de envolver toda a imagem do tribunal perante a opinião pública global.

Um ministro ouvido sob anonimato afirmou que a nota “não representa o consenso” da Corte e poderia ter sido articulada de forma mais colegiada, especialmente diante do crescimento de críticas internacionais ao ativismo judicial do Supremo.

O que diz a The Economist

No editorial intitulado “Brazil’s Supreme Court is on trial”, a revista britânica afirma que o STF acumula um grau de poder incomum em democracias desenvolvidas, permitindo que ministros tomem decisões monocráticas com impacto nacional — o que os transforma, nas palavras da publicação, em “celebridades”.

O texto destaca que o ministro Alexandre de Moraes se tornou “divisor de opiniões” por sua atuação nos processos relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, às investigações sobre desinformação on-line e aos réus do 8 de janeiro. Apesar de reconhecer os desafios enfrentados pela democracia brasileira, a revista defende que a Corte precisa de maior moderação e contenção institucional.

A resposta de Barroso

Em nota oficial, Barroso rebateu os principais pontos da The Economist e afirmou que o Brasil vive “uma democracia plena, com respeito aos direitos fundamentais e um sistema de freios e contrapesos”. Ele também negou ter dito que o STF “derrotou Bolsonaro”, como alegado pela revista. A fala, segundo o ministro, foi distorcida.

Contudo, o vídeo do discurso de Barroso no 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em julho de 2023, mostra que o presidente da Corte declarou:

“Nós derrotamos o bolsonarismo”.

Essa declaração, de forte carga política, já havia sido criticada anteriormente por juristas e parlamentares, que apontaram um possível comprometimento da imparcialidade do STF em processos envolvendo o ex-presidente e seus aliados.

O post Resposta de Barroso à The Economist causa mal-estar entre ministros do STF apareceu primeiro em Agora Notícias Brasil.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 23 times, 1 visits today)
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

RAPIDINHAS:___________________________________

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.radiosapp5.radioadrenalina&pli=1 ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

CLIMA & TEMPO

CÂMBIO DO DIA:

RAPIDINHAS

Classificados

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

_____


Isso vai fechar em 55 segundos