OUÇA AQUI - RADIO ADRENALINA

BRASIL EM DESTAQUE MUNDO JURÍDICO POLÍTICA EM FOCO STF ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alexandre de Moraes vota contra anistia de políticos condenados pela Lei de Improbidade

Last Updated on: 5 de agosto de 2022

STF julga retroatividade da nova Lei de Improbidade Administrativa; medida pode beneficiar políticos.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal – STF, votou nesta Quinta-feira, 4/8, contra a retroatividade da nova Lei de Improbidade Administrativa – LIA.

Relator do caso, Moraes mencionou que o texto legal, aprovado em Outubro do ano passado pelo Congresso Nacional, foi “genérico”. Ele argumentou que a falta de detalhamento, contudo, “não trouxe qualquer previsão de uma anistia geral”, nem regras de transição da antiga legislação para a atual.

Moraes alegou ainda que a retroatividade é um princípio típico do Direito Penal, usado em benefício dos réus em ações criminais, e não pode ser estendido ao Direito Civil. “A retroatividade é uma previsão constitucional expressa e excepcional para lei penal benéfica, não para lei civil”, disse.

No entanto, o ministro votou no sentido de impedir que casos em andamento de políticos investigados sejam enquadrados na extinta modalidade culposa (quando não há intenção comprovada) prevista na redação original da LIA.

“O que não significa que as investigações e as ações em andamento somente por atos administrativos culposos devam ser imediatamente extintas, até porque há necessidade de se analisar se nesses casos não há dolo eventual. Esses casos em andamento devem ser analisados caso a caso”, defendeu.

O entendimento de Moraes vale para processos transitados em julgado (quando não há mais possibilidade de recurso) e dificulta a anistia de políticos condenados por improbidade, como os ex-governadores José Arruda (PL-DF) e Anthony Garotinho (UB-RJ), o ex-prefeito do Rio César Maia (PSDB) e do presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressista-AL), verdadeiro alvo de Moraes por ser aliado político do Presidente Jair Bolsonaro.

Retomada do caso

O caso concreto que norteia a votação do STF desta Quinta-feira é uma disputa entre o Instituto Nacional do Seguro Social e uma advogada contratada para atuar como procuradora. A autarquia acusa a contratada de negligência de função, o que a enquadraria no crime de improbidade administrativa.

A discussão no Supremo sobre a retroatividade da lei e a possível anistia de condenados ocorre em caráter de repercussão geral, ou seja, o que for decidido pelos ministros valerá para todos os processos semelhantes em tramitação nos órgãos de Justiça do país.

 

FONTE: TERRA BRASIL

__________________________________________

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 1.129 times, 1 visits today)
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

RAPIDINHAS:___________________________________

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.radiosapp5.radioadrenalina&pli=1 ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

CLIMA & TEMPO

CÂMBIO DO DIA:

RAPIDINHAS

Classificados

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

_____


Isso vai fechar em 55 segundos