O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, vai herdar 911 processos que estavam sob relatoria do seu antecessor, o ministro aposentado Marco Aurélio Mello — que se retirou da Corte em julho deste ano.
O recém-chegado magistrado participará do julgamento de temas considerados polêmicos — alguns deles abordarão questões como o bloqueio de perfis de conservadores nas redes sociais, a prisão após condenação em segunda instância e os direitos da comunidade LGBTQIA .
Durante sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, que aprovou seu nome — depois ratificado pelo plenário da Casa —, Mendonça foi questionado pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) sobre o casamento homoafetivo e, na resposta, sinalizou que defenderia os direitos da população LGBTQIA . O novo ministro será obrigado a dar o voto de desempate no julgamento que analisa se as detentas transexuais e travestis têm o direito de optar por cumprir a pena em presídios destinados aos gêneros com os quais se identificam.
A ação foi apresentada pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros. O caso foi encaminhado ao plenário virtual do Supremo, onde o julgamento foi suspenso depois do empate em 5 a 5. O presidente do STF, Luiz Fux, aguardava a nomeação do 11º ministro para marcar a data de retomada da votação, que deverá ser incluída no calendário de 2022.
Mendonça também vai participar de votações de interesse de Bolsonaro, como o marco temporal para demarcação de terras indígenas — ao qual o Palácio do Planalto é favorável — e a derrubada dos decretos de flexibilização armamentista.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS – Acesse o grupo do MatoGrossoAoVivo no WhatsApp e tenha nossas notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
“O Jornalismo Verdade que você confia, depende de você”.
– Colabore com a independência do Mato Grosso Ao Vivo doando qualquer valor. NINGUÉM DIRIGE NOSSA OPINIÃO ! Por isso mesmo que o portal Mato Grosso Ao Vivo luta para ser verdadeiro, sério e imparcial.
– Estamos determinados a fornecer um jornalismo isento que ajude cada um de nossos leitores a entender melhor os fatos e tomar decisões que desafiam, unem e inspiram mudanças, mesmo em tempos de crises, debates e polêmicas.
– Por isso mesmo, nosso trabalha depende exclusivamente de nossos leitores, e humildemente pedimos seu apoio financeiro para continuarmos nossas atividades.
– Sua ajuda, por maior ou menor que seja, nos mantém independentes e fortes, isso significa que podemos manter nossas reportagens com qualidade, conteúdo e veracidade.
– Nosso perfil investigativo interrogativo tem o papel de desembaraçar e mostrar as inverdades e esquemas criminosos por trás de esquemas poderosos que muitas vezes são acobertados pela própria imprensa, que em alguns casos se encontram aparelhadas e financiadas por interesses ideológicos, político e financeiros. APOIE DOANDO QUALQUER VALOR! FONTE: AGÊNCIA BRASIL / TERRA BRASIL ___________________________________________ [wpdevart_like_box profile_id=”1959921194250357″ connections=”show” width=”800″ height=”200″ header=”small” cover_photo=”show” locale=”pt_BR”]
- Temer prega fim da polarização e fala em “pacificar” o país - 13 de maio de 2025
- Advogado de Marçal é suspenso pela OAB; saiba motivo - 13 de maio de 2025
- Petrobras diz que cenário atual impede corte no preço da gasolina - 13 de maio de 2025









Adicionar comentário