OUÇA AQUI - RADIO ADRENALINA

MATO GROSSO MUNDO JURÍDICO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juíza livra Riva, Bosaipo e Silval de ação sobre suposto esquema com empresa de Arcanjo

A magistrada considerou as mudanças na lei de improbidade.

Em decisão publicada no Diário de Justiça desta Quinta-feira (11/7), a juíza Celia Regina Vidotti, da Vara Especializada em Ações Coletivas, livrou os ex-deputados estaduais José Riva e Humberto Bosaipo, o ex-governador Silval Barbosa e outros de uma ação de improbidade administrativa por suposto esquema de contratação de uma empresa sem licitação, através de uma factoring de João Arcanjo Ribeiro, por quase R$ 700 mil.

Consta nos autos que José Riva, Humberto Bosaipo, Silval Barbosa, Guilherme da Costa Garcia, Geraldo Lauro, Luiz Eugênio de Godoy e Hermínio Barreto foram alvos de uma ação civil pública do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

O órgão instaurou um inquérito civil para apurar a suposta ocorrência de lavagem de dinheiro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) por meio da factoring de Arcanjo. Foram identificadas 31 cópias de cheques nominais à empresa Guará Taxi Aéreo Ltda., totalizando o valor de R$ 693.691,00, isso entre os anos de 1997 e 2003.

Esta contratação ocorreu sem procedimento licitatório e, segundo o MP, estava fora das hipóteses de dispensa de licitação. Além disso, o órgão afirmou que o valor desses serviços supera o limite permitido para a contratação direta.

No caso, José Riva e Humberto Bosaipo ocupavam, à época, os cargos de presidente e 1º secretário da AL. Outros teriam atuado como ordenadores de despesa.

Riva e Silval contestaram as acusações e defenderam que a contratação foi regular e os serviços contratados foram prestados.

A magistrada, ao analisar a ação, destacou que a nova lei de improbidade administrativa trouxe algumas mudanças sobre o que configura violação aos Princípios da Administração Pública. Ela entendeu que este caso não se encaixa nas hipóteses previstas na lei.

“A pretensão ministerial de responsabilizar os requeridos pela prática de ato de improbidade administrativa, na forma […] da Lei n.º 8.429/92, não encontra mais fundamento legal com as inovações introduzidas pela Lei n.º 14.230/2021, que definiu um rol taxativo de condutas que importam em violação aos princípios administrativos. Diante do exposto, considerando que a conduta atribuída aos requeridos não é mais prevista na lei como ato de improbidade administrativa, julgo improcedente o pedido”.

GAZETADIGITAL

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 1.308 times, 1 visits today)
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

RAPIDINHAS:___________________________________

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.radiosapp5.radioadrenalina&pli=1 ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

CLIMA & TEMPO

CÂMBIO DO DIA:

RAPIDINHAS

Classificados

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

_____


Isso vai fechar em 55 segundos