Em visita aos trechos interrompidos pelo exército e equipe do DNIT, o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, conversou pessoalmente com os caminhoneiros e garantiu aos trabalhadores que não haverá mais atrasos e os trechos mais críticos serão liberados e todos os caminhões e carros poderão seguir seu destino após 12 dias de bloqueio do exército.
Os trechos críticos mencionados pelo Ministro e a equipe do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte – DNIT, estão sendo monitorados pelo exército brasileiro que estava tendo atritos com os caminhoneiros nos últimos dias, quando então já havia por parte dos profissionais caminhoneiros uma mobilização contrária aos bloqueios estabelecidos pelo exército.Alguns caminhoneiros chegaram a publicar vídeos de protestos via redes sociais, acusando o exército de não prestar assistência humanitária e abandonando os trabalhadores e suas cargas sem o abastecimento de água potável e também alimentação adequada, pois além dos trabalhadores, havia também na estrada interditada familiares dos caminhoneiros, e até crianças e idosos. A BR-163, que dá acesso ao Porto de Miritituba/PA, é uma das principais vias de acesso aos portos do chamado Arco Norte utilizado para a exportação de soja e milho do país. Em vídeos curtos, publicados nas redes sociais, o Ministro Tarcísio de Freitas aparece explicando aos caminhoneiros como será feita a leberação da BR 163: De acordo com o ministro, a fila de caminhões deve ser zerada até o final do dia.
A via estava fechada nos últimos dias em razão de fortes chuvas na região, a liberação da BR 163, nos trechos em questão ainda será lenta e parcial, mas, o exército e o DNIT pretendem liberar todos os caminhões e veículos paralisados em no máximo 48 horas, a contar do dia 07/03. Há atualmente dois trechos da rodovia que não estão asfaltados: um de 51 km que chega a Miritituba (PA) e outro de 58 km que leva a Santarém (PA). Só na última quarta-feira (6), é que Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a BR-163 continuaria bloqueada até amanhã (8). De acordo com o órgão, as ações de reparo da estrada se concentraram em dois pontos críticos: na região da Serra da Santinha e na encosta norte da Serra da Anita, no Pará. |
- Após cassação, 2ª dama de Alta Floresta abandona prefeitura para “empreender” - 5 de maio de 2025
- Cai o ministro de Lula que admitiu roubo nas contas dos aposentados do INSS - 3 de maio de 2025
- Janaina solta o verbo e acusa Fábio Garcia de “molecagem”, após recusa de emendas - 30 de abril de 2025









Adicionar comentário