Advogado especialista é o profissional que dedica a sua carreira em prol de conhecer mais profundamente uma das áreas do Direito e atua em um nicho específico deste.
Quase que de forma unânime os profissionais do Direito iniciam seus trabalhos de forma generalista e com o decorrer do tempo se especializam em outras áreas, isso porque, em inicio de carreira é quase que impossível se dedicar a uma única área.
Para ser especialista em determinado assunto, antes de analisar suas aptidões e gostos, é preciso conhecer o mercado onde se pretende trabalhar, entender as demandas da região e assim aproveitar melhor as oportunidades que sua região oferece.
Nossa região por exemplo vive hoje uma expansão absurda do agro negócio, que um dos mais representativos do mundo, e assim abriu caminhos para diversos nichos do Direito, tais como Contratos, Regularização Fundiária, Direito Agrário, Direito Ambiental, Direito Cooperativo e outros…
E porque se especializar?
- 1. – O universo do Direito é absurdamente grande, o mercado de profissionais também é grande, logo, você precisa de destacar, pois é humanamente impossível dominar todos os ramos do Direito.
- 2. – Remuneração Diferenciada: envolve investimento constante em cursos, atualizações, e esses investimentos justificam a sua cobrança diferenciada.
- 3. – Dinamizar o ramo escolhido, dentro da percepção ampla do direito é preciso absorver muito conteúdo, logo direcionar esse conhecimento torna sua atuação mais dinâmica.
- 4. – E especialista não é somente um profissional ligado a lide jurídica, mas ele pode atuar na advocacia preventiva para seus clientes, mas para isso é necessário um conhecimento específico.
Um advogado para ser chamado de especialista precisa percorrer um longo caminho de incontáveis horas de estudos e dedicação, bem como o aperfeiçoamento e prática com diversos processos sobre a mesma área da advocacia por um longo tempo. Ou seja, não são somente certificações, é preciso pratica, demandas…
Em cidades pequenas, com uma considerável gama de advogados generalistas, há uma escassez de serviço especializado, e é aí que você se destaca…
Quando você está com problemas cardíacos, você procura quem? Um cardiologista, certo? No Direito não é diferente…
Hoje a realidade é essa, o consumidor em geral ele procura um profissional especializado, e o primeiro lugar que ele procura é na internet ….
Aí partimos para outra realidade além da especialização, exercer o marketing jurídico digital é de suma relevância, a internet permite que vc atinja um número ilimitado de pessoas.
Como não poderia deixar de falar a Advocacia especializada em Direito Previdenciário tem seus diferenciais, que começa com um bom planejamento e se estende por toda cadeia burocrática previdenciária.
Um advogado especialista em Direito Previdenciários tem a obrigação de conhecer toda legislação utilizada pelo INSS, que vão desde as normativas internas da autarquia até aquelas jurisprudências especificadas para cada caso.
Hoje já existem nichos dentro do Direito Previdenciário, conheço advogada especialista em BPC-Loas, Aposentadoria Especial, Aposentadoria Rural e por aí vai…
Antes de escolher um profissional, verifique as qualificações dele, conheça clientes que ele já atendeu, veja se ele participa de alguma entidade, instituto ou associação voltada para o seu ramo de Direito de atuação.
Mas como nem tudo são flores, algumas situações também preocupam os especialistas, o risco de uma retração no seu nicho, como o que vimos recentemente com a Reforma Trabalhista, a queda nas demandas trabalhistas foi notória, foi real, e como toda certeza afetaram os profissionais desta área que tiveram que encontrar outras saídas.
Especializar ou não, é uma decisão particular de cada profissional, mas escolher entre um especialista e um generalista não cabe a nós …
#Direito #Advogada #especialistaemdireitoprevidenciario #Direitoprevidenciário #Previdenciário #previdenciasocial #inss#meuinss#inssdigital #Planejamentoprevidenciário #Beneficios #Aposentadoria #Auxíliodoença #Loas #BPC #Revisaodavidatoda #contribuinteindividual #contribuintefacultativo #contribuintebaixarenda #IN128 #Instruçãonormativa128 #descontoindevido #mulheresnodireitoprevidenciário #visãomonocular #hanseníase #livromulheresnodireitoprevidenciário #editoraleader
- O Auxílio-Acidente: Um Direito Fundamental… – Dra. Maria Luiza Borges - 5 de outubro de 2024
- Descontos Indevidos em Benefícios Previdenciários: A Explosão de Ações Judiciais Relacionadas à RMC – Dra. Maria Luiza Borges - 19 de setembro de 2024
- APOSENTADORIA HÍBRIDA OU APOSENTADORIA MISTA – Dra. Maria Luíza Borges - 19 de agosto de 2024









Adicionar comentário