fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

ALTA FLORESTA COLUNA AF - ANÁLISE DOS FATOS DENÚNCIAS EDUCAÇÃO MATO GROSSO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Servidores de escola rural de Alta Floresta transformam pátio escolar em “chácara particular” e criam até galinhas

(Last Updated On: 13 de dezembro de 2021)

CAMPANHAS CAMPANHAS

 

O caso se dá na Escola Municipal Castelo Branco, na vicinal Quinta Oeste, zona rural de Alta Floresta e há décadas é suportado por pais de alunos que resolveram denunciar a ocupação.

As denúncias de um situação no mínimo inusitada, que já vem se arrastando há mais de 10 anos, segundo informações de moradores da região, que tem seus filhos estudando na escola, tomou corpo no último mês de Agosto, com a notícia de que as aulas recomeçariam a partir de Setembro.

Diversas imagens de ocupação do espaço público, de forma indevida e irregular chegaram até nossa reportagem, retratando uma situação que poderia sim ser considerada no mínimo abusiva, trata-se da presença de três servidores municipais, um guarda de nome Florêncio, e um casal de professores (Renata e João Paulo), que não se sabe por quais razões, vieram a residir em uma casa construída dentro do pátio da escola rural, que na teoria deveria ser apenas utilizada para acolher os alunos e profissionais da educação em período de atividade escolar.

O fato é que, dentro do terreno da escola, além da residência, aonde mora o vigia e aos fundos o casal de professores, que segundo a comunidade é protegido da diretoria da escola e tem “costas quentes” com um certo vereador na cidade.

O espaço aonde deveria estar funcionando exclusivamente como pátio da escola foi totalmente cercado, e transformado em quintal particular dos “residentes”, sem qualquer autorização expressa ou documentada pela prefeitura, porém, nunca foram incomodados, pelo menos em gestões anteriores.

Um das maiores reclamações dos moradores que percebem os abusos cometidos pelos servidores “protegidos” da escola, é que em época de aula, os professores produzem alimentos, que são assados por conta própria e vendidos as crianças que frequentam as aulas, como se tivessem alguma autorização nutricional para fazê-lo.

Em muitos casos, a maioria das crianças que não tem condições de pagar pelos salgados vendidos , no horário da merenda das crianças, acabam passando vontade enquanto os coleguinhas comem os quitutes produzidos pelos servidores ‘agraciados”com a moradia gratuita.

Além de residirem e ocuparem o espaço que lhes aprouver, os mesmos usufruem confortavelmente sem pagar aluguel, do telefone, da internet, da energia elétrica e água potável da escola, para lavar e passar suas roupas, limpar casa, lavar o veículo particular, retirar a água pela bomba elétrica sem falar no consumo incessante de energia 24 horas por dia, que em alguns casos são chamados a atenção por deixarem as luzes acesas, mas, como não eles quem pagam as contas, dão de ombros para quem reclama.

A boa vida desfrutada pelos 3 servidores, já é coisa tão escrachada perante a comunidade, que os mesmo nem disfarçam mais suas pretensões de continuarem morando no espaço público enquanto a “sorte” lhes sorrir, pois para não deixar que o veículo venha a tomar sol ou chuva, um espaçoso “puxadinho” de lona foi feito a partir das salas de aulas de informática, na forma de garagem privada dos morados oficiais da unidade de ensino municipal.

Segundo os denunciantes, o servidor que deveria fazer o papel de vigia da escola (Florêncio), praticamente só vem pra dormir, pois além de receber mensalmente seu salário do município, ele utiliza seu período diurno para trabalhar em diárias, em período de serviço público, aonde retira um extra para complementar sua renda.

Pra completar, em tempos de pandemia, apesar de estarem com os salários em dia, os empoderados casal de servidores (Renata e João Paulo), decidiram formar um pequeno galinheiro em seu quintal reservado, para suprir algumas necessidades em tempos de paralisação das atividades escolares, ou seja, o pátio da escola tornou-se um pequeno empreendimento privado de agricultura familiar.

Em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Alta Floresta SME/AF, para conversarmos com a Secretária Lucineia Martins de Matos, não conseguimos obter respostas sobre as liberalidades concedidas aos servidores daquela unidade municipal de ensino, antes do fechamento desta matéria, mas, continuamos aguardando quanto aos esclarecimento de por que tamanho benefício a alguns poucos servidores, enquanto 99,9% dos demais servidores municipais precisam ralar todos os dias e bancar suas contas por meio de seus salários sem nunca terem sidos contemplados com tanta generosidade do município?

E ainda, quem seriam os tais “padrinhos” que tem permitido há tanto tempo que as costas quentes destes servidores abençoados pela sorte nunca fossem “esfriadas”?

FOTOS DO LOCAL ONDE DEVERIA FUNCIONAR APENAS A ESCOLA TRANSFORMADO EM MORADIA:

LEIA MAIS:

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 1.237 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook