fbpx
PUBLICIDADES
ATUALIDADES E VARIEDADES ESTILO DE VIDA SAÚDE SAÚDE & BEM ESTAR ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caminhos da Reportagem traz relatos de intolerância alimentar

(Last Updated On: 11 de de 2021)

O Caminhos da Reportagem desta semana vai mostrar como vivem as pessoas que descobriram alguma restrição alimentar.

Cólicas intestinais, desconfortos abdominais, inchaços, diarreias, dermatites e enxaquecas – sintomas comuns às pessoas que sofrem de alguma intolerância alimentar: ao glúten, ao ovo, à lactose.

Isso quer dizer que o pãozinho francês e o café com leite, companhia de tantos brasileiros logo pela manhã, podem fazer muito mal a algumas pessoas. 

Pão de queijo sem ovo para a pequena Lara.

Caminhos da Reportagem: Intolerância alimentar, por TV

Histórias como a da pequena Lara, de apenas um ano e meio, que se sente mal depois de ingerir ovo. A mãe, Patricia Fernandes, conta que teve que aprender a fazer pão de queijo, iguaria tradicional na família, sem o ingrediente. A expectativa é que o organismo da menina, com o passar dos anos, se torne tolerante. “A gente tem que esperar. Enquanto isso, restringir a alimentação dela”, afirma Patrícia.

Já a professora de pilates Claudete Monteiro vai ter que conviver com sua restrição para sempre. Ela descobriu que tem doença celíaca que, segundo especialistas, ainda não tem cura, nem remédio. A solução? Tirar completamente o glúten da dieta. “E uma semana sem glúten já faz diferença, viu?”, garante Claudete, que sofria de enxaqueca, além dos sintomas gastrointestinais.

 Claudete saboreia o bolo sem glúten.

Claudete saboreia o bolo sem glúten. – TV Brasil

A gastropediatra Lenora Gandolfi explica que 1% da população mundial tem doença celíaca, que é a intolerância ao glúten. “Quem tem mais risco é quem tem diabetes tipo 1, hipertireoidismo, outras doenças autoimunes”, exemplifica. Já a intolerância à lactose, que é o açúcar do leite, atinge 70% das pessoas ao redor do

Apesar do alto número, o que especialistas afirmam é que é possível viver bem e se alimentar de forma saudável e saborosa. “Hoje existem manejos nutricionais, preparos, desconstrução de receitas que acabam facilitando os preparos dos alimentos das pessoas que têm intolerâncias”, esclarece a nutricionista Glaucia Medeiros.

A equipe do Caminhos da Reportagem visitou uma padaria especializada em alimentos para intolerantes e também uma fábrica de laticínios que produz uma linha zero lactose. Também mostramos as dificuldades na hora de ir às compras e as diferenças entre as intolerâncias e as alergias.

Mercados oferecem produtos para intolerantes.

Mercados oferecem produtos para intolerantes. – TV Brasil

O programa Caminhos da Reportagem: Intolerância Alimentar vai ar neste domingo (11), na TV Brasil.

A íntegra do Caminhos da Reportagem fica disponível no site do programa.

 

FONTE: AGÊNCIA BRASIL ___________________________________________

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:

DIRETO DA REDAÇÃO

Departamento de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de , do , do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.
Seguir:
(Visited 821 times, 1 visits today)
Tags
APOIE A INDEPENDÊNCIA DO SITE! DOANDO QUALQUER VALOR.
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Comente aqui usando suas redes sociais.

ENQUETE:

O QUE VOCÊ ACHOU DA MUDANÇA NA PASTA DA SAÚDE DE ALTA FLORESTA?

A) - Satisfatória
7 Vote
B) - Abaixo das expectativas
40 Vote

PERGUNTINHA DA SEMANA:

Você concorda com a receita de dipirona e Ibuprofeno que está sendo aplicada a população de Alta Floresta em pacientes que apresentam sintomas de Covid-19?

RAPIDINHAS DA SEMANA

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

PUBLICIDADES & PARCERIAS

PUBLICIDADES & PARCERIAS

FAÇA PARTE

Mato Grosso Ao Vivo no Google News

CLIMA MONITORADO AO VIVO

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PUBLICIDADES & PARCERIAS

APOIAMOS ESTA CAUSA:

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2021/6/24
07 10 17 24 35 37
Dupla Sena 2
2021/6/24
02 07 23 24 36 37
Quina
2021/6/14
10 19 28 29 73
LotoMania
2021/6/22
07 16 33 34 38 43 44 54 55 59 67 74 78 79 81 91 95 96 97 98
LotoFacil
2021/6/24
02 03 04 05 06 08 09 10 12 14 15 16 17 18 19
TimeMania
2021/6/24
01 08 33 42 43 59 76

RSS Blog do Bueno

  • BOPE/MT recupera em mata uma parte do dinheiro roubado em assalto a banc... 23 de junho de 2021
    O dinheiro recuperado é resultado da continuidade das buscas aos assaltantes que continuam foragidos naquela região de mata densa. Após a última investida da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso - PM/MT contra a quadrilha de assaltantes, onde que foram mortos mais dois indivíduos identificados como bandidos experientes em assaltos a bancos no Estado […]
  • URGENTE | Incêndio destrói Flutuante do Bisteca nas margens do Rio Teles... 23 de junho de 2021
    Informações sobre o incidente ainda são desencontradas, mas, segundo familiares a casa e parte do flutuante foram completamente destruídos pelas chamas. Não há informações sobre a causa do incêndio, apenas que começou repentinamente e se alastrou rapidamente, as informações de familiares são de que ninguém saiu ferido, todos conseguiram sair a tempo da residência, aonde […]
  • Vereadora de Alta Floresta acusa prefeitura de não pagar reforma de imóv... 21 de junho de 2021
    A cobrança do "calote", foi feita na tribuna da Casa de leis na última sessão do dia 15/06 (Terça), sob protestos de repúdio pelo ato desonesto por parte da prefeitura. A vereadora Leonice Klaus (PDT) , chamou a atenção da Prefeitura Municipal de Alta Floresta, para o contrato da casa aonde funcionou anteriormente, por 7 […]
  • Mais dois suspeitos de integrar bando que assaltou bancos de Nova Monte ... 21 de junho de 2021
    Informações extra oficiais relatam que outros dois membros da quadrilha entraram em confronto com as equipes do BOPE e vieram a óbito. Após 16 dias do assalto ocorrido no município de Nova Monte Verde (1.026 Km de Cuiabá), as equipes de busca e captura do Batalhão de Operações Policiais Especiais  - BOPE de Mato Grosso, […]