ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CPMI tentará reverter no STF decisão que tornou facultativo depoimento do “Careca do INSS”

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes em descontos de consignados de aposentados e pensionistas decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a presença de Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, e de Maurício Camisotti nas próximas sessões do colegiado.

O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta sexta-feira (13) que ingressará com mandado de segurança contra a decisão do ministro André Mendonça, que deu aos dois investigados o direito de comparecer ou não aos depoimentos já marcados.

Insistência na oitiva

Viana argumenta que a participação dos presos é “fundamental” para esclarecer o esquema de cobrança ilegal de mensalidades associativas diretamente nos benefícios previdenciários. “Eles haviam se comprometido a vir. Diante dos parlamentares, podem ajudar a desvendar, de forma rápida, como se deu esse desvio de recursos da Previdência”, disse o senador.

Para o parlamentar, a autorização de ausência concedida pelo STF não se justifica, pois Antunes e Camisotti “têm muito a contar” e já se encontram sob custódia. “Respeito a decisão, mas os trabalhos da Polícia Federal e do Supremo são diferentes dos da CPMI, que precisa ouvi-los para avançar na linha investigativa”, afirmou.

Prisão preventiva

Na quinta-feira (12), a Polícia Federal cumpriu mandados de prisão preventiva contra os dois investigados durante a Operação Cambota, destinada a aprofundar apurações sobre descontos irregulares em milhões de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo a PF, o grupo é suspeito de aderir associações a aposentados sem autorização formal, retendo valores diretamente da folha de pagamento. O rombo ainda não foi divulgado oficialmente, mas a CPMI estima prejuízos bilionários aos cofres públicos e às vítimas.

Próximas etapas

O mandado de segurança anunciado por Viana deve ser protocolado nos próximos dias. Caso consiga reverter a decisão de Mendonça, a comissão pretende ouvir Antunes já na segunda-feira e Camisotti na quinta-feira seguinte. As datas foram aprovadas pelo colegiado antes da decisão do STF que tornou facultativa a presença dos detidos.

CPMI tentará reverter no STF decisão que tornou facultativo depoimento do “Careca do INSS” - Imagem do artigo original

Imagem: Carlos Moura

A CPMI foi instalada em julho para investigar o suposto esquema de descontos indevidos e tem prazo de 180 dias, prorrogável por igual período. Até o momento, já foram ouvidos servidores do INSS, representantes de instituições financeiras e potenciais vítimas das fraudes.

Os parlamentares afirmam que, sem o depoimento das duas principais figuras apontadas pela PF, a apuração pode ficar incompleta. “Não vamos abrir mão de ouvi-los”, reiterou Viana, acrescentando que a CPMI pode adotar outras medidas judiciais se necessário.

O Supremo ainda não se manifestou sobre a possibilidade de revisar a decisão, e a defesa dos investigados não comentou o recurso que será apresentado pela comissão.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com base nas informações de Isso É Notícia

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Diretor de Jornalismo
Siga-me
(Visited 9 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

Danny Bueno - Diretor de Jornalismo

Especializado em jornalismo investigativo e político.
Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia.
É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, consultor e analista de política e marketing social.
É associado à ABI - Associação Brasileira de Imprensa, membro da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas e filiado ao SINDJOR/MT - Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso e membro da FIJ - Federação Internacional de Jornalismo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online: RÁDIO ADRENALINA.
Disponível tanto em IOS quanto em ANDROID, que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 268 days 18 hours 55 minutes 47 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com

RÁDIO ADRENALINA

DÊ O PLAY NA FITA CASSETE


SIGA NAS REDES:

Isso vai fechar em 30 segundos