Últimas

Exposição leva a Paraty parte do acervo do Museu de Língua Portuguesa

Exposição leva a Paraty parte do acervo do Museu de Língua Portuguesa

Parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa, fechado desde 2015 após um incêndio, chegou hoje (26) a Paraty atualizado com novas expressões do português e contribuições de países africanos lusófonos.

A exposição itinerante A Língua Portuguesa em Nós, que já percorreu Cabo Verde e Angola, está agora na cidade da Flip e inclui áudios gravados por moradores desses países para fazer parte do acervo do museu. Em Paraty, o público que veio de várias partes do Brasil também pode contribuir com as gravações e marcar seu sotaque e vocabulário na história da língua portuguesa.

Em 2015, o Museu da Língua Portuguesa pegou fogo e está fechado desde então Daniel Mello/Agência Brasil

A exposição continua em cartaz em Angola e em agosto chega a Moçambique. Diretor da EDP, empresa patrocinadora do museu e das exposições itinerantes, Luis Gouveia conta que a exposição já mostra um museu que está se renovando apesar de ter sido fechado pelo incêndio.

“Não precisamos esperar o museu ser reaberto fisicamente, porque a língua está sempre em construção”, diz ele, ao destacar que a ação em Paraty busca mostrar ainda a importância da língua para a gastronomia e a música dos países lusófonos.

Gouveia conta que a previsão para a reabertura do museu é o segundo semestre do ano que vem e que as obras da cobertura já foram concluídas: “vamos começar o interior, toda a parte tecnológica do museu”.

Língua viva

Materiais audiovisuais do museu foram trazidos para a exposição na Casa de Cultura de Paraty, como a linha do tempo que originalmente tinha 30 metros de cumprimento e agora ocupa uma parede no terceiro andar do sobrado.

Também é possível obter informações sobre os demais países falantes do português, saber sobre seus principais autores e identificar onde estão no mapa mundi, coincidindo com as correntes de vento que guiaram as caravelas portuguesas por três oceanos.

A gerente de projetos da Fundação Roberto Marinho, Deca Farroco, conta que a exposição itinerante pela África foi um pedido do Itamaraty e busca informar ao público também sobre os conflitos que estão na formação do português moderno, como as aquisições de vocabulário durante a colonização e a escravidão. Desde essas influências até o “internetês”, a exposição mostra que a língua é viva.

“Essa linha do tempo vai até hoje. A língua está sempre em conformação e estamos sempre criando e recriando em cima dela”.

*O repórter viajou a convite da EDP, empresa patrocinadora da Flip 2018

Fonte: Agência Brasil

O post Exposição leva a Paraty parte do acervo do Museu de Língua Portuguesa apareceu primeiro em Folha do Estado.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Exposição leva a Paraty parte do acervo do Museu de Língua Portuguesa
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: