fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

ECONOMIA EM DESTAQUE MUNDO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O impacto global do terremoto em Taiwan

(Last Updated On: 3 de abril de 2024)

O terremoto mais forte em 25 anos em Taiwan afetou a produção de semicondutores, gerando preocupações na economia global.

O terremoto de magnitude 7,4 que atingiu Taiwan, derrubando dezenas de prédios e causando a morte de pelo menos nove pessoas, foi o mais forte a atingir o país em 25 anos. Além das perdas humanas, o tremor também teve um impacto significativo na produção de semicondutores em algumas das principais fabricantes de chips do mundo.

Taiwan é conhecida como a principal produtora de semicondutores avançados e desempenha um papel crucial na economia global. Qualquer dano causado pelo terremoto é motivo de preocupação, pois a ilha representa mais da metade do mercado global de laptops, placas-mãe e dispositivos de rede.

Interrupção na produção de chips

Analistas ouvidos pela Bloomberg alertam que alguns chips de ponta requerem operações contínuas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Portanto, a interrupção das operações nas áreas industriais do norte de Taiwan pode resultar em danos aos chips em produção.

A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co.), maior fabricante de chips do mundo e fornecedora da Apple e Nvidia, retirou alguns funcionários de seus centros de produção após o terremoto. A empresa está avaliando o impacto e garante que todos os seus funcionários estão seguros.

Outra empresa importante do setor, a United Microelectronics Corp (UMC), também evacuou algumas instalações em Hsinchu e Tainan, cidades localizadas no oeste de Taiwan.

A UMC interrompeu as operações de algumas máquinas de fabricação de chips, mas está trabalhando para colocá-las novamente em funcionamento. Já a Acer, uma das principais empresas do país, relatou que não houve impacto significativo em suas operações.

Reação do mercado após o terremoto
Apesar dos danos causados pelo terremoto, a reação do mercado foi relativamente contida. O índice de ações Taiex chegou a cair 1%, mas conseguiu reduzir as perdas. As ações da TSMC e UMC caíram cerca de 1% e o dólar local permaneceu estável em relação ao dólar americano.

O terremoto afetou não apenas Taiwan, mas também foi sentido no Japão e na China. Além das vítimas fatais e dos prédios desabados, centenas de pessoas ficaram feridas e outras permanecem presas nos escombros.

Embora o terremoto tenha gerado preocupações, as usinas nucleares continuaram operando normalmente e a distribuição de energia foi estabilizada. Os voos também não foram impactados.

Alerta para novos terremotos
As autoridades alertam que novos terremotos de magnitude superior a 6 são esperados nas próximas semanas, mas o impacto deve ser moderado em comparação com o evento principal.

A região do leste asiático é propensa a tremores sísmicos devido à sua localização geográfica. No entanto, os países da região têm adotado medidas de segurança para minimizar os danos causados por esses eventos naturais.

O terremoto em Taiwan também chama a atenção para a contenda geopolítica entre China e Estados Unidos. Pequim reivindica Taiwan como parte de seu território, mas a ilha se governa de forma independente como uma democracia. A questão do status de Taiwan é um ponto importante de conflito entre as duas potências mundiais.

FONTE: OANTAGONISTA.COM.BR

#chips #economia #taiwan #terremoto #economia #industrias #tecnologia

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 2.213 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook