NOTÍCIA EM DESTAQUE

Republicanos decide filiações de deputados após o Carnaval

Lideranças do Republicanos em Mato Grosso só devem bater o martelo sobre a entrada de parlamentares com mandato na sigla depois do Carnaval. O encontro, previsto para acontecer em Cuiabá pouco antes da abertura da janela partidária, marcada para 7 de março, reunirá o presidente estadual da legenda, Adilton Sachetti, deputados e demais pré-candidatos.

Entre os nomes cotados, aparecem os deputados estaduais Doutor Eugênio (PSB) e Thiago Silva (MDB). De acordo com o deputado Diego Guimarães (Republicanos), Eugênio já sinalizou saída do PSB e aguarda apenas o aval coletivo para formalizar a filiação. No caso de Thiago, as conversas ainda estão em fase de sondagem, embora ele declare publicamente intenção de permanecer no MDB, comandado por Janaina Riva.

“O Republicanos é um partido de direita que dialoga e, com a chegada de nomes como o de Eugênio, podemos alcançar até cinco cadeiras na Assembleia”, afirmou Guimarães. Hoje a bancada conta com o próprio Diego, Valmir Moretto e Nininho, que ingressou na legenda após deixar o PSD.

Além dos dois deputados, o secretário estadual de Educação, Alan Porto, também é lembrado como possível reforço para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa (AL-MT). No total, segundo Guimarães, cerca de 16 pré-candidatos já colocaram seus nomes à disposição do partido e aguardam posicionamento oficial.

Decisão colegiada

As lideranças reforçam que qualquer definição passará por votação interna. “A decisão é colegiada, a construção é coletiva e seguirá assim”, frisou Diego. A principal preocupação é evitar resistência de filiados atuais diante da possível “inflação” da chapa proporcional.

Nos bastidores, circulou a informação de que Valmir Moretto seria contrário à chegada de novos mandatários. O parlamentar, contudo, nega veto. “Ajudei a construir o Republicanos e defendo que todos sejam ouvidos. Um partido só é forte se tiver vários líderes”, argumentou. Moretto lembra que foi o primeiro deputado eleito pela sigla e aposta em crescimento sustentado pelo diálogo.

Rumo a 2026

As articulações ocorrem em meio à pré-campanha do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), apontado como provável candidato ao Governo de Mato Grosso em 2026. Para Diego Guimarães, o fortalecimento da bancada estadual é estratégico: “Com Pivetta como nosso nome majoritário, precisamos garantir base sólida na Assembleia”.

O calendário partidário estabelece que a janela para troca de legenda por detentores de mandato vai de 7 de março a 5 de abril. Até lá, Republicanos pretende ouvir cada um dos 16 pré-candidatos já inscritos e chegar a consenso sobre novas filiações – especialmente as de deputados que podem alterar o equilíbrio interno da chapa proporcional.

No encontro pós-Carnaval, a executiva estadual buscará resolver eventuais impasses e anunciar publicamente os nomes aprovados. A expectativa é que, caso Doutor Eugênio e Thiago Silva confirmem a migração, o Republicanos amplie a projeção de quatro para cinco cadeiras no Parlamento mato-grossense.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de RDNews

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 21 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 312 days 2 hours 37 minutes 41 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com