A desconfiança dos brasileiros em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF) atingiu o patamar de 43%, marcando um novo recorde histórico desde o início da série de pesquisas do instituto Datafolha, em 2012. Os dados mais recentes foram divulgados na última quarta-feira, dia 11. Na medição anterior, realizada em dezembro de 2024, o índice de desconfiança estava em 38%.
O levantamento aponta que 38% dos entrevistados afirmaram confiar “um pouco” na Corte Suprema. Por outro lado, a porcentagem de quem confia “muito” na instituição registrou uma queda, passando de 24% em dezembro de 2024 para os atuais 16%.
Contexto da Pesquisa
A pesquisa foi conduzida entre a segunda-feira, dia 3, e a quarta-feira, dia 5, em um período de intensa repercussão do chamado “Caso Master”. Este caso envolve investigações de supostas conexões entre o banqueiro Daniel Vorcaro e integrantes do sistema de Justiça.
Avaliação da Atuação do STF
A avaliação do trabalho do STF também reflete a alta desconfiança, com 39% dos brasileiros classificando a atuação dos ministros como “ruim ou péssima”. Este percentual iguala o pior resultado já registrado na série histórica, que ocorreu em dezembro de 2019.
Além disso, 34% dos entrevistados consideraram o trabalho do Supremo como “regular”, enquanto apenas 23% avaliaram a atuação dos ministros como “boa ou ótima”. Uma parcela de 4% dos participantes não soube ou preferiu não responder à questão.
Metodologia do Datafolha
Para a realização do estudo, o Datafolha ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, distribuídas em 137 municípios brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está devidamente registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03715/2026.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de MatoGrossoAoVivo
- TRE-MT nega liminar e mantém publicações sobre suposta violência doméstica envolvendo Pivetta - 9 de abril de 2026
- Justiça determina penhora de 30% do salário de ex-prefeito de Várzea Grande por dívida de R$ 5,6 milhões - 8 de abril de 2026
- Oficiais questionam nomeação de sargento na Casa Militar; cabos e soldados defendem nova - 8 de abril de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -













Assine o Canal










Adicionar comentário