fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

BRASIL EM DESTAQUE MUNDO JURÍDICO STF ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF extingue “revista íntima vexatória” em visitantes de presidiários

(Last Updated On: 19 de maio de 2023)

O julgamento do tema ocorre no plenário virtual e será concluído nesta sexta-feira (19).

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu extinguir as revistas íntimas como condição de entrada em estabelecimentos prisionais. 

De acordo com a decisão da maioria, essa prática é considerada vexatória e está proibida em qualquer local onde haja segregação de pessoas. Além disso, também está proibido o desnudamento, total ou parcial, de visitantes.

A maioria dos ministros decidiu que as provas obtidas por meio de revistas íntimas perdem sua validade. Eles também rejeitaram a possibilidade de justificar esse procedimento, principalmente devido à falta de equipamentos adequados.

O voto do ministro Edson Fachin, relator do tema, foi o que prevaleceu. Ele concordou com os argumentos apresentados em um recurso extraordinário apresentado ao Supremo, no qual a defesa de uma mulher do Rio Grande do Sul pedia a anulação de provas obtidas por meio de revista íntima.

Esse recurso tem repercussão geral, o que significa que o resultado desse processo deve servir de referência para todos os casos similares em todo o país. Para isso, a maioria dos ministros aprovou uma tese sugerida por Fachin com o seguinte teor:

“A prática vexatória da revista íntima em visitas sociais nos estabelecimentos de segregação compulsória é inadmissível. Fica proibido o desnudamento de visitantes e a abominável inspeção de suas cavidades corporais. Além disso, a prova obtida a partir dessa revista é considerada ilícita, não podendo ser aceita como justificativa a falta de equipamentos eletrônicos e radioscópicos.”

Na decisão, o relator esclareceu que as revistas pessoais são legítimas, desde que não haja desnudamento e que o visitante já tenha passado por equipamentos como detectores de metal e raio-X.

Também é necessário que existam elementos concretos ou documentos que justifiquem a suspeita de porte de substâncias ou objetos ilícitos ou proibidos, de forma a permitir o controle judicial e a responsabilização civil, penal e administrativa em casos de abusos, conforme estabelecido no texto aprovado pela maioria.

No caso específico em questão, os ministros julgaram o recurso de uma mulher que foi flagrada em uma prisão no Rio Grande do Sul com 96,09 gramas de maconha escondidas em suas partes íntimas. A droga seria levada ao seu irmão preso.

A Defensoria Pública argumentou que a prova do crime foi obtida por meio de um procedimento que viola a dignidade humana, entre outras violações, e, por isso, as provas não poderiam ser consideradas válidas.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul recorreu, afirmando que não seria possível criar uma espécie de “imunidade criminal” para a entrada de drogas em penitenciárias.

Votaram a favor de Fachin os ministros Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, André Mendonça, Rosa Weber e Gilmar Mendes.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 1.160 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook