fbpx
ALTA FLORESTA SAÚDE PÚBLICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bombeiros de Alta Floresta passam por capacitação sobre manejo de abelhas

(Last Updated On: 26 de junho de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

Militares da 7ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Alta Floresta passaram nos dias 23 e 25 de junho, das 07h00 às 09h00, por uma instrução sobre manejo de abelhas, ministrado pelos apicultores Agnaldo e Rodrigo que são irmãos e responsáveis pelo ‘Mel Pedra do Índio', sendo agricultores familiares da região de Alta Floresta.

Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário, o Sargento BM Luís Fábio explicou que em situações onde colmeias de abelhas se alojam em residências ou outras edificações habitadas ou ocupadas humanamente, geralmente as pessoas fazem contato com as Unidades de Bombeiros para que as sociedades de abelhas sejam capturadas e retiradas do local de risco. Ocorre que, segundo o Sargento, nem sempre é possível conseguir que um apicultor faça o trabalho de captura e realocação dos enxames.

Deste modo, o Comando da Companhia de Bombeiros de Alta Floresta contatou apicultores da região a fim de que se pudesse apoiar a Companhia em ocorrências de captura de insetos, tendo os apicultores do ‘Mel Pedra do Índio' manifestado interesse em firmar uma parceria com a Unidade, ministrando uma capacitação aos militares e fornecendo caixas de captura para que os bombeiros fizessem somente o trabalho de captura nos casos em que não houver profissionais produtores do mel disponíveis para fazer o trabalho.

Há que se considerar que as abelhas são insetos que traz inúmeros benefícios ao homem, tanto que há proteção legal quanto à preservação destes seres, não podendo serem exterminados, exceto em situações muito específicas e emergenciais. Assim, as abelhas produzem além do mel, o própolis, a geleia real, o pólen, a cera, tendo cada um destes produtos muitas aplicações. Além disto, as abelhas fazem um trabalho relevantíssimo na natureza que é a polinização. Ao coletarem o néctar, levam consigo uma parte do pólen, que adere ao seu corpo, transportando-o para outras flores, permitindo-lhes a polinização e a fertilização, o que resulta em frutos de melhor qualidade e com maior número de sementes. Outros cultivares como café, caju, maracujá, tomate e morango, beneficiam-se da visita dos polinizadores para uma safra de maior qualidade.

Vale ressaltar que, como os militares receberam uma instrução inicial, nos atendimentos das primeiras ocorrências de captura os apicultores acompanharão o trabalho dos bombeiros a fim de dar um suporte e se fazer com que o conhecimento seja colocado em prática. Fábio disse que do ponto de vista ambiental, o trabalho dos instrutores produtores de mel é bastante interessante porque eles não concentram suas caixas de abelhas num local específico, espalhando-as por fazendas e demais propriedades rurais de toda a região, permitindo que as abelhas capturadas façam a polinização em locais diversos. A Companhia elaborará um fluxograma para ser repassado às guarnições em ocorrências envolvendo abelhas, atendendo o que dispõe o protocolo institucional e observando o que prevê a legislação ambiental.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 60 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook