ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CPMI do INSS Encerra Trabalhos Sem Relatório Final

Após sete meses de investigação, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS concluiu suas atividades sem a aprovação de um relatório final. O parecer elaborado pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL) foi rejeitado pela maioria dos membros da comissão, obtendo 19 votos contrários e 12 favoráveis.

Imediatamente após a contagem dos votos, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), que presidia a CPMI, decidiu pelo encerramento dos trabalhos. A decisão impediu a votação de um relatório alternativo, que havia sido preparado pela base governista.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) solicitou uma questão de ordem para que o relatório alternativo fosse apreciado, mas seu pedido não foi acatado por Viana, que também não designou um relator para a leitura do texto governista. Apesar do encerramento, o senador Carlos Viana afirmou que as investigações prosseguirão. Cópias do relatório rejeitado serão encaminhadas a diversas entidades, incluindo o Ministério Público Federal (MPF) e o Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) anunciou que o documento da base governista será levado à Polícia Federal.

Detalhes das Investigações

A sessão decisiva da CPMI teve início pouco antes das 10h de uma sexta-feira (27) e se estendeu até depois da 1h da madrugada do sábado (28). O relatório apresentado pelo deputado Alfredo Gaspar, com mais de 4 mil páginas, propunha o indiciamento de 216 indivíduos.

Entre as pessoas citadas para indiciamento no parecer de Gaspar estavam Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, o empresário Maurício Camisotti, Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, além de ex-ministros, antigos dirigentes do INSS e parlamentares. O documento também pedia o indiciamento de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o relator, Lulinha teria recebido repasses do “Careca do INSS” por meio da empresária Roberta Luchsinger, que também figurava na lista de indiciados.

A apresentação do relatório ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) recusar, na quinta-feira (26), a prorrogação dos trabalhos da CPMI do INSS. Com essa deliberação, as atividades da comissão deveriam ser encerradas até o sábado (28).

Relatório Alternativo da Base Governista

O relatório alternativo, elaborado pela base governista, sugeria o indiciamento de 201 pessoas. A lista incluía ex-ministros, políticos, servidores do INSS, líderes de associações e assessores. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi um dos nomes mencionados, apontado como líder de uma suposta organização criminosa envolvida em fraudes de descontos associativos do INSS. O parecer também solicitava o indiciamento do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por participação em organização criminosa.

Contexto da CPMI

A CPMI iniciou seus trabalhos em agosto de 2025 com o objetivo de investigar descontos considerados indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. Ao longo de suas sessões, a comissão expandiu seu escopo para apurar supostas conexões do Banco Master com a concessão irregular de empréstimos consignados a aposentados.

Nas semanas finais, a CPMI foi alvo de críticas, acusada de vazar conversas particulares de Daniel Vorcaro. Tais informações teriam sido obtidas de celulares apreendidos pela Polícia Federal e repassados à comissão após autorização do ministro André Mendonça, relator do caso no STF.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Google Notícias

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 27 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 295 days 9 hours 28 minutes 55 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com