BRASIL

Barroso diz que STF avaliará constitucionalidade de qualquer proposta de anistia aprovada pelo Congresso

Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira (22) que toda iniciativa do Congresso Nacional que conceda anistia passará pelo controle de constitucionalidade da Corte.

A declaração foi feita durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Barroso reconheceu que a concessão de anistia é prerrogativa política do Legislativo, mas sublinhou que cabe ao Supremo verificar se a medida respeita os limites estabelecidos pela Constituição. “Seja o que o Congresso fizer, passará pelo crivo do Supremo”, disse.

O ministro criticou as articulações para discutir um perdão antes do julgamento definitivo dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Segundo ele, tratar do tema nesse momento é “absolutamente inaceitável”, pois só depois do trânsito em julgado das sentenças seria legítimo ao Parlamento deliberar sobre eventual anistia.

Barroso também distinguiu a anistia de outros instrumentos que podem ser debatidos futuramente. Enquanto a anistia extingue total ou parcialmente a punição, a redução de penas ou a revisão dos critérios de dosimetria, observou, não significam capitulação do STF. “Discutir a dosimetria das penas soa razoável, mas é algo muito distinto da concessão de anistia”, ressaltou.

Questionado sobre como votaria num eventual processo de controle de constitucionalidade, o presidente do STF evitou antecipar posição. Reiterou, entretanto, que qualquer decisão legislativa sobre o tema será submetida à análise do tribunal. “O Supremo exerce o papel de guardião da Constituição. Nossa atuação é técnica, não política”, pontuou.

A manifestação de Barroso ocorre num momento em que parlamentares articulam projetos voltados a anistiar condenados pelos atos golpistas de janeiro do ano passado. Essas proposições ainda não foram votadas, mas já provocam movimentação entre bancadas de oposição e governo, que buscam construir maioria antes de levar o assunto ao plenário.

Até agora, o STF concluiu o julgamento de dezenas de réus pelos ataques às sedes dos Três Poderes, fixando penas que variam conforme o grau de participação. Nesses processos, a Corte considerou crimes como associação criminosa, dano qualificado, golpe de Estado e abolição violenta do Estado de Direito.

No entendimento de Barroso, somente quando esse ciclo processual estiver encerrado é que o país poderá enfrentar, em bases legais, eventuais discussões sobre perdão. “Primeiro julgam-se os fatos, depois debate-se a política criminal”, resumiu.

Enquanto isso, líderes partidários tentam medir o apoio interno para avançar com propostas de anistia total ou parcial. Caso algum texto seja aprovado pelo Congresso, a palavra final caberá ao Supremo, como reiterou o presidente da Corte.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de MatoGrossoAoVivo

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 8 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 269 days 22 hours 1 minute 38 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com

RÁDIO ADRENALINA

DÊ O PLAY NA FITA CASSETE


SIGA NAS REDES:

Isso vai fechar em 30 segundos