fbpx

RADIO ADRENALINA

EM DESTAQUE MUNDO JURÍDICO PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA STF ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senadores acionam STF após PGR solicitar arquivamento de apurações da CPI da Covid 

Palácio do Supremo Tribunal Federal

(Last Updated On: 26 de julho de 2022)

A ação também pede que Fux requeira a manifestação de Aras sobre os fatos apurados pela CPI da Covid, de modo a impedir a atuação de seus auxiliares no caso.

Palácio do Supremo Tribunal Federal na Praça dos Três poderes em Brasília

Nesta Terça-feira (26), senadores que participaram da CPI da Covid ingressaram com uma ação no Supremo Tribunal Federal – STF, pedindo a abertura de uma investigação sobre a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pelo suposto crime de prevaricação.

Direcionada ao presidente do STF, Luiz Fux, a ação foi apresentada um dia após a Procuradoria-Geral da República – PGR pedir o arquivamento de sete das dez apurações preliminares sobre o presidente Jair Bolsonaro, ministros e ex-ministros abertas a partir das conclusões da CPI da Covid. O pedido foi assinado por Lindôra.

Os parlamentares ainda pedem a remessa dos autos ao Conselho Superior do Ministério Público Federal – MPF, com o objetivo de avaliar a eventual responsabilidade administrativa e criminal de Augusto Aras e Lindôra Araújo, e ainda que o STF não arquive as investigações, conforme pediu a PGR, antes de apurar se houve ou não o cometimento de irregularidades pela procuradoria.

Para os senadores, se o procurador-geral mantiver a “conduta omissiva”, os autos da investigação devem ser encaminhados ao Conselho Superior do MPF para que designe um subprocurador-geral da República para atuar na apuração sobre os fatos indicados pela CPI e também investigar Aras por supostos ilícitos funcionais e administrativos.

No documento, os senadores firmam que há uma “blindagem” ao governo federal por parte do PGR, Augusto Aras, e de seus “testas de ferro” na procuradoria.

“A atuação da gestão Aras após quase 3 anos deixa evidente o modus operandi da blindagem: abertura de procedimentos preliminares para não envolver a Polícia Federal, que participaria, se houvesse inquérito aberto, e, após o caso esfriar, pedir para arquivar. A conduta sorrateira, sempre ganhando tempo para, após, arquivar, sem jamais ter sequer aberto um inquérito, deve ser combatida”, afirmam os parlamentares da CPI na ação.

FONTES: TERRA BRASIL

__________________________________________

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 505 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
68 Vote
Oliveira Dias
46 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Ednei Blasius
27 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
3 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
4 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
1 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
17 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook