fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

EM DESTAQUE MUNDO JURÍDICO PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA STF ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senadores acionam STF após PGR solicitar arquivamento de apurações da CPI da Covid 

(Last Updated On: 26 de julho de 2022)

A ação também pede que Fux requeira a manifestação de Aras sobre os fatos apurados pela CPI da Covid, de modo a impedir a atuação de seus auxiliares no caso.

Palácio do Supremo Tribunal Federal na Praça dos Três poderes em Brasília

Nesta Terça-feira (26), senadores que participaram da CPI da Covid ingressaram com uma ação no Supremo Tribunal Federal – STF, pedindo a abertura de uma investigação sobre a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pelo suposto crime de prevaricação.

Direcionada ao presidente do STF, Luiz Fux, a ação foi apresentada um dia após a Procuradoria-Geral da República – PGR pedir o arquivamento de sete das dez apurações preliminares sobre o presidente Jair Bolsonaro, ministros e ex-ministros abertas a partir das conclusões da CPI da Covid. O pedido foi assinado por Lindôra.

Os parlamentares ainda pedem a remessa dos autos ao Conselho Superior do Ministério Público Federal – MPF, com o objetivo de avaliar a eventual responsabilidade administrativa e criminal de Augusto Aras e Lindôra Araújo, e ainda que o STF não arquive as investigações, conforme pediu a PGR, antes de apurar se houve ou não o cometimento de irregularidades pela procuradoria.

Para os senadores, se o procurador-geral mantiver a “conduta omissiva”, os autos da investigação devem ser encaminhados ao Conselho Superior do MPF para que designe um subprocurador-geral da República para atuar na apuração sobre os fatos indicados pela CPI e também investigar Aras por supostos ilícitos funcionais e administrativos.

No documento, os senadores firmam que há uma “blindagem” ao governo federal por parte do PGR, Augusto Aras, e de seus “testas de ferro” na procuradoria.

“A atuação da gestão Aras após quase 3 anos deixa evidente o modus operandi da blindagem: abertura de procedimentos preliminares para não envolver a Polícia Federal, que participaria, se houvesse inquérito aberto, e, após o caso esfriar, pedir para arquivar. A conduta sorrateira, sempre ganhando tempo para, após, arquivar, sem jamais ter sequer aberto um inquérito, deve ser combatida”, afirmam os parlamentares da CPI na ação.

FONTES: TERRA BRASIL

__________________________________________

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 505 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook