fbpx

RADIO ADRENALINA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na era digital, o "like" é tudo?

(Last Updated On: 3 de outubro de 2018)

Luiz Evaristo Volpato

Vivemos um tempo em que a realidade é superexposta nas redes sociais. Publica-se tudo, a todo momento! E não é incomum que um vídeo postado termine com um pedido de curtida; na verdade, essa é quase a regra. Quanto mais likes e quanto mais seguidores, melhor! É neste contexto que surgem as webcelebridades, pessoas que conquistam um grande alcance de público e exercem grande influência sobre os seus seguidores.
No entanto, há determinadas situações em que o mundo virtual se choca com o mundo real. A onipresença da internet e a exposição diuturna dos influenciadores digitais provocam mudanças inclusive na forma de comunicação profissional – e o número de curtidas ou seguidores se tornam, equivocadamente, uma referência de qualidade.
Afinal, se determinado profissional tem mais de meio milhão de seguidores, não seria ele um bom engenheiro, médico, advogado ou cirurgião-dentista? A resposta é categórica: não! Número de curtidas ou quantidade de seguidores não assegura a qualidade profissional.
Há poucos meses, vivenciamos uma trágica situação que envolveu um suposto cirurgião plástico e uma paciente que, posteriormente, se tornou vítima do médico. O caso do “Doutor Bumbum”, além de ter comprovado que a assiduidade nas redes sociais não é sinônimo de profissionalismo, suscitou o debate a respeito da ética profissional na sociedade civil.

“Cabe ao cirurgião-dentista manter atualizados os conhecimentos técnico-científicos e culturais para o pleno exercício da profissão, zelar pela saúde e pela dignidade do paciente e resguardar o sigilo profissional”

Todas as profissões, formais ou não, seguem preceitos morais. Especificamente na área da saúde, as profissões voltadas ao cuidado do indivíduo e da sociedade trazem a ética como um de seus mais importantes pilares. Tomemos como exemplo a área da odontologia.
Segundo o Código de Ética Odontológica, cabe ao cirurgião-dentista manter atualizados os conhecimentos técnico-científicos e culturais para o pleno exercício da profissão, zelar pela saúde e pela dignidade do paciente e resguardar o sigilo profissional. Também cabe ao profissional manter um comportamento digno e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da odontologia, pelo prestígio e bom conceito da profissão.
O artigo ainda considera como infração o ato de fazer publicidade e propaganda enganosa, abusiva, inclusive expressões ou imagens de antes e depois, preços, gratuidade ou outras formas que impliquem a comercialização da odontologia. Para além do Código, a lei federal nº 5.081, que regula a profissão do cirurgião-dentista, proíbe expor em público os trabalhos odontológicos e usar os artifícios da propaganda como forma de granjear clientela.
Ainda assim, na mesma velocidade em que a foto de um resultado bonito viraliza nas redes sociais, cresce o número das vítimas de profissionais mal intencionados. A sociedade precisa compreender que nem sempre uma foto bonita é prova de que o trabalho está sendo corretamente desempenhado. Isto é, se um profissional da saúde divulgou a foto de um resultado, ele já está errado, por mais convincente que seja aquela imagem.
Em 2017, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) recebeu mais de 100 denúncias por publicidade irregular com imagens de “antes e depois”. Na constatação da irregularidade, foram abertos processos disciplinares ou assinados termos de ajustamento de conduta.
Com a missão de esclarecer não apenas a sociedade, mas também a classe profissional, o CRO-MT realiza a capacitação de acadêmicos de odontologia e cirurgiões-dentistas de todo o Estado. A questão moral é, inclusive, amplamente discutida pelo presidente da Comissão de Ética e pelo assessor jurídico da autarquia.
Ao desempenhar a função de fiscalizar e esclarecer, o Conselho mune e blinda a população com informações fundamentais. Assim, esperamos que sociedade dê um menor peso à visibilidade digital e entenda que, antes de qualquer coisa, é preciso checar a formação, especialidade e regularidade dos profissionais. Mesmo numa era em que a popularidade nas redes é ovacionada, acreditem, likes não dizem muita coisa.
Luiz Evaristo Volpato é presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) Na era digital, o “like” é tudo? Na era digital, o “like” é tudo? Em 2017, o CRO-MT recebeu mais de 100 denúncias por publicidade irregular com imagens de “antes e depois”. Foram abertos processos disciplinares ou assinados termos de ajustamento de conduta.

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Na era digital, o “like” é tudo?
FONTE: RD NEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 7 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
68 Vote
Oliveira Dias
46 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Ednei Blasius
27 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
3 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
4 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
1 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
17 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook