fbpx

RADIO ADRENALINA

EM DESTAQUE

MP que amplia acesso ao Prouni para alunos de escolas privadas vai à sanção

(Last Updated On: 4 de maio de 2022)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (3/5) a medida provisória que amplia o acesso de alunos de escolas particulares ao Prouni (Programa Universidade para Todos), beneficiando estudantes que concluíram o ensino médio na rede privada, mesmo sem bolsas de estudo.

Por 405 votos a 1, os deputados acompanharam o relator, Átila Lira (PP-PI), e mantiveram três das quatro alterações feitas pelos senadores. Agora, a MP segue para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ProUni é um dos principais mecanismos de acesso para alunos carentes no ensino superior. O programa oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas, que, em contrapartida, têm direito a isenção tributária.

googletag.cmd.push(function() {
googletag.defineSlot(‘/176290677/maisbrasilia.com/Maisbrasilia_Content1’, [
[250, 250],
[336, 280],
[1, 1],
[300, 250] ], ‘Content1’).addService(googletag.pubads());
googletag.pubads().enableSingleRequest();
googletag.enableServices();
});

googletag.cmd.push(function() {
googletag.display(‘Content1’);
});

Formulado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa originalmente era voltado a alunos de escolas públicas ou que tivessem estudado em escolas particulares com bolsa integral.
A MP muda essa condição e beneficia também estudantes que cursaram parcialmente ou integralmente o ensino médio em escolas particulares, mesmo sem bolsas.

O texto mantém o critério de renda para a concessão de bolsas e também estabelece uma lista de grupos prioritários para obtenção das bolsas de estudo. Terão prioridade máxima professores da rede pública de ensino para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independente dos fatores de renda.

Também terá prioridade o estudante que tiver cursado o ensino médio parcialmente em escola particular com bolsa integral. A seguir estão alunos que tiverem cursado o ensino médio parcialmente em colégio privado com bolsa parcial ou sem, o estudante que tiver cursado todo o ensino médio em escola particular com bolsa integral e, por fim, o aluno que tiver concluído a etapa em colégio privado com bolsa parcial ou sem bolsa.

googletag.cmd.push(function() {
googletag.defineSlot(‘/176290677/maisbrasilia.com/Maisbrasilia_Content2’, [
[250, 250],
[336, 280],
[1, 1],
[300, 250] ], ‘Content2’).addService(googletag.pubads());
googletag.pubads().enableSingleRequest();
googletag.enableServices();
});

googletag.cmd.push(function() {
googletag.display(‘Content2’);
});

O texto aprovado inicialmente pela Câmara dos Deputados estabelecia que a prioridade inicial seria dada a pessoas com deficiência que não tenham obtido bolsa em instituição privada. O Senado retirou esse grupo da lista de prioridades.
A proposta suprimiu as bolsas parciais de 25% do programa. O texto prevê a concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% para estudantes em universidades privadas.

O texto da medida provisória também proíbe o acúmulo de bolsas vinculadas ao Prouni e a concessão de bolsa de estudo vinculada ao programa para estudante matriculado em universidade pública ou em curso, turno e instituição privada diferentes com contrato de Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

A transferência de bolsa de estudos somente ocorrerá se houver aceitação pelas instituições privadas de ensino de origem e de destino e será vedada quando o beneficiário tiver atingido 75% da carga horária do curso de origem.

googletag.cmd.push(function() {
googletag.defineSlot(‘/176290677/maisbrasilia.com/Maisbrasilia_Content3’, [
[250, 250],
[336, 280],
[1, 1],
[300, 250] ], ‘Content3’).addService(googletag.pubads());
googletag.pubads().enableSingleRequest();
googletag.enableServices();
});

googletag.cmd.push(function() {
googletag.display(‘Content3’);
});

O texto estabelece ainda que entre as obrigações a serem cumpridas pela universidade privada está o percentual de bolsas de estudo destinado à implementação de políticas afirmativas de acesso ao ensino superior de pessoas com deficiência, autodeclarados indígenas e pardos e estudantes egressos dos serviços de acolhimento institucional e familiar ou neles acolhidos.

O post MP que amplia acesso ao Prouni para alunos de escolas privadas vai à sanção apareceu primeiro em Mais Brasília.



FONTES: AGÊNCIA BRASIL / TERRA BRASIL
__________________________________________





COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 3 times, 1 visits today)
Tags

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
68 Vote
Oliveira Dias
46 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Ednei Blasius
27 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
3 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
4 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
1 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
17 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook