fbpx
PUBLICIDADES
ALTA FLORESTA CIDADES COLUNA AF - ANÁLISE DOS FATOS MATO GROSSO SAÚDE PÚBLICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alerta para explosão de casos de Covid em Alta Floresta e região preocupa a saúde pública

(Last Updated On: 5 de janeiro de 2021)

SAÚDE A BEIRA DO COLAPSO

O vídeo com o primeiro pronunciamento do prefeito eleito de , retrata a gravidade que aquele município e principalmente e demais cidades correm com o salto assombroso no número de casos nos últimos 15 dias.

O período chuvoso agrava ainda mais os casos de contaminação pela .

Em recente vídeo enviado via página do da prefeitura de Paranaíta, o prefeito eleito, Osmar Mandacaru, a secretária de saúde, Andréia Fabiana dos Reis e o reitor  e diretor eleito do campus da IFMT de Alta Floresta, professor Júlio, ambos foram taxativos em afirmar que a situação é gravíssima e todos devem colaborar para evitar a falência do sistema público de saúde.

Para quem acompanha diariamente os boletins epidemiológicos emitidos pela secretaria municipal de saúde de Alta Floresta e demais municípios já tem uma noção assustadora do crescente aumento no número de contaminados com a Covid-19, que saltou de 20 a 25 casos ativos por dia na primeira quinzena de Dezembro, com um total de 26 óbitos desde o início dos registros, para a exorbitante marca de 101 casos ativos no boletim do ontem 04/01, e um novo óbito registrado nas últimas 48 horas em Alta Floresta.

O alerta emitido no vídeo, pela prefeitura de Paranaíta na tarde de ontem 04/01 (Terça), corrobora as impressionantes imagens de sobrecarga nas filas dos postos de saúde de Alta Floresta, em especial o Posto de Saúde Ana Neri, que neste início do mês de Janeiro praticamente triplicou o número de atendimentos, inspirante enorme preocupação na população em geral.

Em sua fala no vídeo, o reitor da IFMT, Professor Júlio, diz que a situação é seríssima, pois a entidade é principal responsável pelas análises das amostras dos casos suspeitos na região, e nos últimos dias cerca de mais de duzentas amostras e cerca de 50% dos casos testaram positivas com Covid-19.

Com essa projeção, o diretor da IFMT estima que para os próximos dias cerca de 50 novos casos de contaminação diária possam vir a surgir em Alta Floresta, já em Paranaíta a secretária de saúde estima que serão cerca de 20 novos casos diários, sendo que mais de 80% da capacidade dos leitos de UTIs e de atendimento emergencial já estão comprometidos tanto em Alta Floresta quanto em Paranaíta.

Segundo o Professor Júlio, esses casos são reflexos ainda das festividades do Natal, que ocorreu há cerca de 10 dias, e é apenas uma fração dos reflexos que virão com os novos contaminados nas festividades do ano novo, que serão constatados a partir do dia 10/01 e que poderão trazer números incontroláveis de novos casos. Ainda para essa semana, estão sendo aguardados cerca de 80 novos exames que ainda não devolvidos e certamente trarão números mais drásticos sobre a situação.

O prefeito e a de saúde de Paranaíta lembraram a todos que o setor público dos municípios são limitados e podem sofrer um verdadeiro colapso com o aumento nos números de casos, bem como os profissionais de saúde são seres humanos passivos de se contaminarem e que mesmo com a contratação de novos médicos e enfermeiros não há estrutura suficiente pra atender uma demanda explosiva.

Em Alta Floresta, tanto a secretaria municipal de saúde, que tem a frente da pasta o recém empossado, Lauriano Antônio Barella, quanto o prefeito municipal, , não vieram a público ainda pra manifestar qualquer nota sobre o assunto, que já está tomando proporções de pânico generalizado nas redes sociais, mas, em contato com a assessoria de imprensa do município, recebemos a informação que o setor de saúde estará se manifestando a população nas próximas horas.

No mesmo compasso, o governo do Estado emitiu na última segunda feira um boletim minimizando e garantindo que não há, ainda, aumento de índices alarmantes de contaminação na maioria dos municípios de Mato Grosso, segue a prefeitura de Alta Floresta, que aliás prefere sempre aguardar posicionamento do Estado para se manifestar, contrariando em grande parte as diversas informações recebidas de outros municípios por meio de moradores que estão presenciando a mesma situação de Alta Floresta e região, como por exemplo em Chapada dos Guimarães, aonde recebemos notícias de a cidade está literalmente recolhida dentro de casa, pois um surto de pneumonia, dengue e corona vivo se alastrou pelo município.

ASSISTA O PRONUNCIAMENTO DO PREFEITO DE PARANAÍTA OSMAR MANDACARU:

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:

Danny Bueno

Diretor de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI -Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)
Seguir:
(Visited 4.616 times, 1 visits today)
APOIE A INDEPENDÊNCIA DO SITE! DOANDO QUALQUER VALOR.
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Comente aqui usando suas redes sociais.

PERGUNTINHA DA SEMANA:

Você concorda com a receita de dipirona e Ibuprofeno que está sendo aplicada a população de Alta Floresta em pacientes que apresentam sintomas de Covid-19?

RAPIDINHAS DA SEMANA

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

FAÇA PARTE

Mato Grosso Ao Vivo no Google News

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

CLIMA MONITORADO AO VIVO

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

APOIAMOS ESTA CAUSA:

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2021/5/11
11 30 31 35 37 50
Dupla Sena 2
2021/5/11
06 10 31 35 38 39
Quina
2021/5/11
25 40 61 69 78
LotoMania
2021/5/11
06 07 08 24 29 31 34 36 43 50 51 52 57 65 68 87 88 91 96 97
LotoFacil
2021/5/11
02 03 07 08 09 10 11 12 15 17 20 21 22 23 24
TimeMania
2021/5/11
04 20 30 37 40 50 74