fbpx
ALTA FLORESTA CIDADES COLUNA AF - ANÁLISE DOS FATOS MATO GROSSO SAÚDE PÚBLICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alerta para explosão de casos de Covid em Alta Floresta e região preocupa a saúde pública

O período chuvoso agrava ainda mais os casos de contaminação pela Covid-19.
(Last Updated On: 5 de janeiro de 2021)

SAÚDE A BEIRA DO COLAPSO

O vídeo com o primeiro pronunciamento do prefeito eleito de Paranaíta, retrata a gravidade que aquele município e principalmente Alta Floresta e demais cidades correm com o salto assombroso no número de casos nos últimos 15 dias.

O período chuvoso agrava ainda mais os casos de contaminação pela Covid-19.

Em recente vídeo enviado via página do Facebook da prefeitura de Paranaíta, o prefeito eleito, Osmar Mandacaru, a secretária de saúde, Andréia Fabiana dos Reis e o reitor  e diretor eleito do campus da IFMT de Alta Floresta, professor Júlio, ambos foram taxativos em afirmar que a situação é gravíssima e todos devem colaborar para evitar a falência do sistema público de saúde.

Para quem acompanha diariamente os boletins epidemiológicos emitidos pela secretaria municipal de saúde de Alta Floresta e demais municípios já tem uma noção assustadora do crescente aumento no número de contaminados com a Covid-19, que saltou de 20 a 25 casos ativos por dia na primeira quinzena de Dezembro, com um total de 26 óbitos desde o início dos registros, para a exorbitante marca de 101 casos ativos no boletim do ontem 04/01, e um novo óbito registrado nas últimas 48 horas em Alta Floresta.

O alerta emitido no vídeo, pela prefeitura de Paranaíta na tarde de ontem 04/01 (Terça), corrobora as impressionantes imagens de sobrecarga nas filas dos postos de saúde de Alta Floresta, em especial o Posto de Saúde Ana Neri, que neste início do mês de Janeiro praticamente triplicou o número de atendimentos, inspirante enorme preocupação na população em geral.

Em sua fala no vídeo, o reitor da IFMT, Professor Júlio, diz que a situação é seríssima, pois a entidade é principal responsável pelas análises das amostras dos casos suspeitos na região, e nos últimos dias cerca de mais de duzentas amostras e cerca de 50% dos casos testaram positivas com Covid-19.

Com essa projeção, o diretor da IFMT estima que para os próximos dias cerca de 50 novos casos de contaminação diária possam vir a surgir em Alta Floresta, já em Paranaíta a secretária de saúde estima que serão cerca de 20 novos casos diários, sendo que mais de 80% da capacidade dos leitos de UTIs e de atendimento emergencial já estão comprometidos tanto em Alta Floresta quanto em Paranaíta.

Segundo o Professor Júlio, esses casos são reflexos ainda das festividades do Natal, que ocorreu há cerca de 10 dias, e é apenas uma fração dos reflexos que virão com os novos contaminados nas festividades do ano novo, que serão constatados a partir do dia 10/01 e que poderão trazer números incontroláveis de novos casos. Ainda para essa semana, estão sendo aguardados cerca de 80 novos exames que ainda não devolvidos e certamente trarão números mais drásticos sobre a situação.

O prefeito e a de saúde de Paranaíta lembraram a todos que o setor público dos municípios são limitados e podem sofrer um verdadeiro colapso com o aumento nos números de casos, bem como os profissionais de saúde são seres humanos passivos de se contaminarem e que mesmo com a contratação de novos médicos e enfermeiros não há estrutura suficiente pra atender uma demanda explosiva.

Em Alta Floresta, tanto a secretaria municipal de saúde, que tem a frente da pasta o recém empossado, Lauriano Antônio Barella, quanto o prefeito municipal, Chico Gamba, não vieram a público ainda pra manifestar qualquer nota sobre o assunto, que já está tomando proporções de pânico generalizado nas redes sociais, mas, em contato com a assessoria de imprensa do município, recebemos a informação que o setor de saúde estará se manifestando a população nas próximas horas.

No mesmo compasso, o governo do Estado emitiu na última segunda feira um boletim minimizando e garantindo que não há, ainda, aumento de índices alarmantes de contaminação na maioria dos municípios de Mato Grosso, segue a prefeitura de Alta Floresta, que aliás prefere sempre aguardar posicionamento do Estado para se manifestar, contrariando em grande parte as diversas informações recebidas de outros municípios por meio de moradores que estão presenciando a mesma situação de Alta Floresta e região, como por exemplo em Chapada dos Guimarães, aonde recebemos notícias de a cidade está literalmente recolhida dentro de casa, pois um surto de pneumonia, dengue e corona vivo se alastrou pelo município.

ASSISTA O PRONUNCIAMENTO DO PREFEITO DE PARANAÍTA OSMAR MANDACARU:

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 4.807 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook