EM DESTAQUE ESPORTES POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FIFA mantém Israel nas competições internacionais

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) decidiu não atender aos pedidos de suspensão de Israel e confirmou que o país continuará participando das competições oficiais da entidade. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (3), momentos antes da reunião do Conselho da organização, em Zurique, na Suíça.

Em comunicado divulgado pelo presidente Gianni Infantino, a FIFA reiterou um apelo pela paz em Gaza, mas evitou citar explicitamente o nome de Israel. “A FIFA não pode resolver problemas geopolíticos, mas pode e deve promover o futebol em todo o mundo, explorando seus valores unificadores, educativos, culturais e humanitários”, destaca um trecho da nota.

Pressão internacional por sanções

A decisão ocorre em meio ao aumento da pressão de organismos internacionais e de federações nacionais que defendem punições ao futebol israelense. A campanha ganhou força após a Organização das Nações Unidas (ONU) classificar as ações militares de Israel na Faixa de Gaza como genocídio.

Na semana anterior, três especialistas independentes ligados à ONU solicitaram formalmente que FIFA e UEFA suspendessem Israel, argumentando que entidades esportivas não devem ignorar violações de direitos humanos. Paralelamente, autoridades da Espanha chegaram a cogitar boicotar a Copa do Mundo de 2026, caso a seleção israelense se classifique.

Dentro do continente europeu, a presidente da Federação Norueguesa de Futebol, Lise Klaveness, afirmou publicamente que trabalha para que punções sejam impostas ao país do Oriente Médio. “Se a Rússia está fora, Israel também deveria estar”, declarou em um podcast.

Comparação com a punição à Rússia

O posicionamento da FIFA contrasta com a medida adotada em fevereiro de 2022, quando a entidade e a UEFA suspenderam seleções e clubes russos imediatamente após a invasão da Ucrânia. A sanção contra a Rússia permanece em vigor até hoje.

Desde então, críticos argumentam que a FIFA utiliza critérios diferentes ao lidar com conflitos internacionais. Para defensores do banimento de Israel, a continuidade do país em torneios oficiais representa um “padrão duplo” por parte da confederação.

Números do conflito em Gaza

Conforme dados do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas e considerados confiáveis pela ONU, mais de 66,1 mil palestinos morreram desde o início da ofensiva israelense. Entre as vítimas, 151 crianças teriam sucumbido a quadros de fome e desnutrição.

Enquanto isso, o calendário esportivo segue inalterado para clubes e seleções de Israel. A UEFA mantém a nação no cronograma das Eliminatórias para a Euro 2024 e a FIFA preserva sua participação nos torneios sob sua responsabilidade.

Até o momento, não há previsão de que o tema volte à pauta da entidade máxima do futebol mundial, apesar das pressões contínuas de grupos civis e de organizações de direitos humanos.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de MatoGrossoAoVivo

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 1.140 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 294 days 15 hours 49 minutes 19 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com