fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia de MT aprova em 1 ª votação a proibição do pronome neutro nas escolas

(Last Updated On: 11 de junho de 2023)

A proposta de Cattani recebeu 8 votos e derrubou parecer contrário da Comissão de Educação.

Na sessão ordinária desta quarta-feira (3), o Projeto de Lei 511/2021, de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PSL), foi aprovado em primeira votação pela Assembleia Legislativa.

A proposta proíbe o uso de linguagem neutra ou não binária nas escolas de Mato Grosso e agora seguirá para segunda votação.

Inicialmente, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto rejeitou a proposta, mas ela foi colocada em votação no Plenário e aprovada com oito votos contrários ao parecer. Os deputados Thiago Silva (MDB), Ulysses Moraes (PSL), Claudinei Lopes (PSL), João Batista (Pros), Elizeu Nascimento (PSL), Dr. Gimenes (PV), Sebastião Rezende (PSC) e o autor Gilberto Cattani votaram a favor da aprovação do projeto.

Por outro lado, os deputados Romoaldo Junior (MDB), Ludio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Tulio Fontes (PV) e Wilson Santos (PSDB) votaram pelo arquivamento do projeto.

Os deputados Valmir Moretto (Republicanos) e Nininho (PSD), que estavam participando remotamente, não manifestaram seus votos, sendo contabilizados como a favor do parecer da comissão, ou seja, contrários ao projeto de Cattani.

O projeto determina que o ensino da língua portuguesa nas instituições de ensino público e privado seja baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e na grafia estabelecida pelo de 16 de novembro de 1990.

Além disso, o texto veda o uso de linguagem neutra em documentos oficiais da administração pública, materiais didáticos e curriculares, editais públicos, assim como em ações culturais, desportivas, sociais e publicitárias que recebam financiamento público de qualquer natureza.

Cattani comentou sobre a polêmica em torno do projeto, mencionando o parecer contrário na Comissão de Educação.

Ele expressou sua satisfação por conseguir derrubar o parecer com apenas um voto e ressaltou a importância de continuar lutando para que a proposta seja aprovada também na segunda votação.

“O projeto foi muito polemizado e na Comissão de Educação teve um parecer pelo arquivamento. Graças a Deus conseguimos hoje por um voto derrubar este parecer. Sempre existe a questão ideológica e acho que vamos precisar batalhar para que a proposta seja aprovada também na segunda votação”, afirmou Cattani.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 1.303 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook