Roma (Itália) – O papa Leão XIV citou, neste domingo (14/9), a missionária norte-americana naturalizada brasileira Dorothy Stang como exemplo de fé e coragem durante celebração na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma. A cerimônia foi dedicada aos novos mártires e testemunhas do século XXI.
Ao mencionar a religiosa assassinada em 2005, no sudoeste do Pará, o pontífice recordou o momento em que ela foi abordada pelos pistoleiros: “Quando aqueles que se preparavam para matá-la lhe perguntaram se estava armada, ela mostrou a Bíblia e respondeu: ‘Esta é a minha única arma’. Não podemos, não queremos esquecer. Queremos recordar!”, declarou.
Assassinato na Amazônia
Dorothy Mae Stang nasceu nos Estados Unidos, viveu quatro décadas no Brasil e se destacou pela defesa de comunidades de pequenos agricultores e de projetos sustentáveis na Amazônia. Aos 73 anos, em 12 de fevereiro de 2005, foi morta com seis tiros em Anapu, a cerca de 50 quilômetros da sede do município paraense.
Investigação conduzida pela Polícia Civil apontou que fazendeiros e madeireiros eram responsáveis por ameaças que a missionária recebia havia pelo menos quatro anos. Mesmo após diversos boletins de ocorrência, ela não recebeu proteção policial.
Conforme depoimentos reunidos no processo, o pistoleiro contratato se misturou aos trabalhadores liderados por Dorothy, caminhou ao lado dela por uma trilha na mata e, após breve conversa, sacou a arma e efetuou os disparos. O executor foi identificado por testemunhas, preso e condenado. Os mandantes também foram sentenciados por encomendar o crime.
Imagem: Reproduzidas pela Internet
Reconhecimento internacional
Desde a morte de Dorothy Stang, diferentes organizações ambientais e de direitos humanos passaram a usá-la como símbolo da luta pela preservação da floresta e pela proteção de populações vulneráveis na região amazônica. Em 2008, ela recebeu o título póstumo de Cidadã da Amazônia, outorgado pela Assembleia Legislativa do Pará.
No Vaticano, a lembrança da religiosa reforça a preocupação da Igreja Católica com o respeito à vida e à justiça social em áreas de conflito fundiário. A homenagem deste domingo integra uma série de eventos promovidos pela Santa Sé para destacar fiéis que, no século XXI, foram mortos em razão de seu compromisso com o Evangelho.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com base nas informações de Metrópoles
- Edson Gomes reage com veemência a insinuação de Daniela Mercury em premiação na Bahia - 29 de abril de 2026
- Flávio Bolsonaro questiona postura de Jorge Messias sobre irregularidades no INSS - 29 de abril de 2026
- INSS implementa restrição a novos pedidos de benefícios para agilizar análises - 29 de abril de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -
















Assine o Canal










Adicionar comentário