ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inspeção judicial confirma expansão de fazendas e incêndios no Parque Cristalino 2

Uma vistoria determinada pela Justiça revelou, em agosto, a consolidação de atividades agropecuárias dentro do Parque Estadual Cristalino 2, no norte de Mato Grosso. O relatório aponta a existência de cercas, pastagens formadas, pista de pouso, moradias de funcionários, barracões, escola com cerca de 40 crianças, currais e maquinário agrícola em plena unidade de conservação criada em 2001 para preservar florestas e sítios arqueológicos.

O pecuarista AJ Vilela, já condenado por desmatamento, foi identificado como principal ocupante da área vistoriada. Ele acompanhou o sobrevoo de helicóptero e o percurso em solo, realizados por representantes do governo estadual e oficiais de Justiça. A Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério Público Federal (MPF), que reivindicam participação nas discussões sobre o futuro do parque, não foram chamados para a diligência.

Pressão ambiental e judicial

Desde sua criação, o Cristalino 2 enfrenta pedidos de anulação e invasões para expansão de pastagens. A inspeção judicial servirá de base para decisões sobre regularização fundiária e responsabilização dos ocupantes. Entidades ambientais alertam que a presença de infraestrutura consolidada dificulta a retomada da área pelo poder público.

Incêndios recorrentes

Além da expansão agropecuária, o parque sofre com queimadas constantes. Dados oficiais indicam que 29 mil hectares foram consumidos pelo fogo desde 2019, o equivalente a 11% da unidade apenas em 2024. No mês passado, outro incêndio destruiu 1.178 hectares. Especialistas relacionam o avanço das pastagens à maior incidência de focos de calor.

Próximos passos

O relatório da inspeção será encaminhado à Vara responsável pelo processo que discute a legalidade das ocupações. A Justiça ainda avalia pedidos de inclusão da AGU e do MPF nas negociações. Já a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso afirma que aguarda decisão judicial para definir eventuais ações de fiscalização e remoção de estruturas irregulares.

Instituído há 24 anos, o Parque Estadual Cristalino 2 abrange 184 mil hectares de floresta amazônica. Ambientalistas consideram a área estratégica para a conservação da biodiversidade e para a proteção de pinturas rupestres localizadas em cavernas e paredões rochosos.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Folha de S.Paulo

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 11 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 344 days 9 hours 39 minutes 48 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com