fbpx
PUBLICIDADES
EM DESTAQUE POLÊMICAS POLÍTICA EM FOCO RISCOS DA TECNOLOGIA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TSE ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Urna Eletrônica: entenda os pontos vulneráveis do sistema de votação adotado no Brasil

APOIOS E PARCERIAS
(Last Updated On: 18 de julho de 2021)

Reportagem de capa da Edição 69 da Revista Oeste, assinada por Cristyan Costa, traz um raio-x do sistema eletrônico adotado nos processos eleitorais do desde 1996.

A segurança das voltou ao centro de debate nacional a partir da tramitação, na Câmara, da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 135/19, de autoria da deputada federal (PSL-DF), que defende o voto verificável ou auditável.

O projeto seria votado na Quinta-feira 15, mas a comissão especial adiou a apreciação da matéria para depois do recesso parlamentar, em Agosto. Informações da matéria da Revista Oeste.

Amílcar Brunazo, engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico, afirma a Oeste que a inviolabilidade das urnas eleitorais é questionável.

“A equipe de Diego Aranha [professor associado de Segurança de Sistemas na Universidade de Aarhus, na Dinamarca] mostrou, de dentro do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, ser possível inserir no flashcard um código adulterado, que não foi feito pelo tribunal, e colocá-lo na urna eletrônica”, disse Brunazo, ao observar que os brasileiros acabam tendo de confiar no servidor público que vai inserir o dispositivo na máquina.

Franklin Melo, especialista em , afirma que pode haver brechas em qualquer canal de rede de internet, até mesmo na privativa do TSE.

Segundo ele, nenhum sistema digital é 100% seguro“Qualquer software é passível de fraude”, constatou.

Para Melo, qualquer sistema tem de estar em constante aperfeiçoamento, como, por exemplo, ocorre com celulares e aplicativos, entre outros. “Atualizações garantem que eventuais vulnerabilidades possam ser sanadas”, diz, ao elogiar a impressão do comprovante do voto como meio de obter maior transparência.

Entre os pontos vulneráveis do sistema 100% eletrônico, como mostra o gráfico abaixo, estão a possibilidade de adulteração pelos próprios funcionários do TSE; o risco de um ataque hacker no momento do envio do programa; e a possibilidade de adulteração do software, o que ameaçaria o sigilo do voto.

Possíveis soluções seriam submeter o programa a uma certificação independente, como a do ; fazer um mapeamento da rede para prevenir ataques; intensificar a fiscalização nos tribunais e cartórios eleitorais; e separar a máquina que identifica o eleitor da urna eletrônica.

 

FONTE: AGÊNCIA BRASIL / TERRA BRASIL ___________________________________________

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:

DIRETO DA REDAÇÃO

Departamento de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de , do , do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.
Seguir:
(Visited 824 times, 1 visits today)
APOIE A INDEPENDÊNCIA DO SITE! DOANDO QUALQUER VALOR.
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Comente aqui usando suas redes sociais.

SINTONIZE SUA RÁDIO

PERGUNTINHA DA SEMANA:

Por que será que Alta Floresta não consegue avançar no Ranking dos municípios que tem o maior números de habitantes vacinados??

PUBLICIDADES & PARCERIAS

ENQUETE:

Poll answer not selected

RAPIDINHAS DA SEMANA

  • Vereador Pitoco (21ª Sessão da Câmara)
    "A melhor notícia dos últimos anos... Há 6 anos a nossa prefeitura só conseguia certidão positiva com efeito Negativo, e com 6 meses de mandato isso mudou.. "
  • Ver. Zé Eskiva (21ª Sessão da Câmara)
    "Fiz indicação pra prefeitura fazer uma demarcação (boias), na praia do Porto de Areia... Sei que não vai trazer meu Amigo Tiago de volta, mas, vai salvar outras vidas.."
  • Ver. Naldo da Pista (21ª Sessão da Câmara)
    "Juliano Jorge, espero que seja feita as perfurações dos poços artesianos, não fique só em promessa e não enrole... que você não faça dessas perfurações uma jogada política...
  • Ver. Douglas Teixeira (21ª Sessão da Câmara)
    "O Governador se comprometeu ainda esse ano fazer mais de 50 mil cirurgias eletivas.. mas, o Estado sempre é omisso e vive transferindo responsabilidade para o município... precisamos ficar de olho.."

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

PUBLICIDADES & PARCERIAS

Mato Grosso Ao Vivo no Google News

PROGRAMA .PONTO.A.PONTO

FAÇA PARTE

CLIMA MONITORADO AO VIVO

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PUBLICIDADES & PARCERIAS

APOIAMOS ESTA CAUSA:

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2021/7/29
12 23 24 27 38 46
Dupla Sena 2
2021/7/29
18 20 22 23 28 41
Quina
2021/7/30
25 45 54 57 70
LotoMania
2021/7/30
14 17 20 22 30 32 34 60 64 66 71 75 76 77 87 90 91 93 94 97
LotoFacil
2021/7/30
01 02 06 09 10 11 12 13 14 16 17 20 23 24 25
TimeMania
2021/7/29
08 17 50 54 57 63 79