fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

ECONOMIA MATO GROSSO MUNDO JURÍDICO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF nega recurso do Governo e mantém decisão que declarou ilegal a cobrança de ICMS na energia solar

(Last Updated On: 18 de janeiro de 2024)

A isenção da tributação é uma das principais bandeiras de atuação do deputado estadual Faissal Calil (Cidadania).

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou um recurso proposto pelo Governo do Estado, que pedia a derrubada de uma decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que vetou a incidência de ICMS sobre a Tarifa de Utilização do Sistema de Distribuição de Energia (Tusd) para usuários de energia solar. De acordo com a decisão, a discussão tem natureza infraconstitucional, ou seja, não pode ser decidida pela Corte. 

O Governo de Mato Grosso havia recorrido da decisão, prolatada pelo TJMT em uma ação movida por Faissal Calil, que questionava a incidência de ICMS sobre a Tusd. Na ocasião, os desembargadores seguiram a tese do deputado e entenderam que a energia produzida pelos usuários de energia solar era consumida por eles mesmos, ou seja, não havia ‘fato gerador’ por não se tratar de comercialização de energia, já que não existia ‘mercancia’.

No recurso, o Governo do Estado alegava que o TJMT não seria competente para o controle concentrado de constitucionalidade de atos normativos relacionados ao ICMS sobre energia elétrica. No STF, o relator da apelação na Corte, ministro Luís Roberto Barroso, entendeu que a discussão tem natureza infraconstitucional, ou seja, não há nenhum caráter que preveja análise da Constituição, o que impede os magistrados de julgar o caso.

“O recurso extraordinário não pode ser conhecido, porque envolve a interpretação de legislação infraconstitucional, em especial de Resolução Normativa da ANEEL, que dispõe sobre o acesso de centrais de microgeração e minigeração em sistemas de distribuição de energia elétrica, bem como dispõe sobre as regras do Sistema de Compensação de Energia Elétrica”, diz a decisão.

Os ministros apontaram ainda que a decisão do TJMT se baseou na natureza do uso de sistema de distribuição por mini e microgeradores de energia solar fotovoltaica para afirmar a ausência de fato gerador de ICMS. O STF entendeu que a discussão sobre a constitucionalidade de lei estadual que disciplina a isenção tributária é indiferente para a conclusão tomada pelos desembargadores.

“Diante do exposto, manifesto-me pelo conhecimento do agravo, negando-se provimento ao recurso, com a afirmação da ausência de repercussão geral da controvérsia, nos termos da seguinte tese: É infraconstitucional a controvérsia relativa à incidência de ICMS sobre a Tarifa de Utilização do Sistema de Distribuição de Energia (TUSD), nos casos de mini e microgeração de energia solar fotovoltaica pela própria unidade consumidora”, aponta o STF.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 1.291 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook