fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

BRASIL EM DESTAQUE MUNDO JURÍDICO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STJ aprova que Estados cobrem mais impostos na conta de energia elétrica

(Last Updated On: 18 de março de 2024)

O tema foi tratado no STJ como sendo de natureza repetitiva, o que implica que sua aplicação será obrigatória para os demais tribunais.

Por unanimidade, os ministros decidiram que as Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e de Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) devem ser incluídas na base de cálculo do ICMS.

O entendimento do relator, Ministro Herman Benjamin, prevaleceu, mesmo após uma mudança de posicionamento, votando a favor da tributação. Essa decisão evita um impacto financeiro bilionário nos estados. O Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda (Consefaz) projetou uma perda anual de arrecadação de aproximadamente R$ 28,3 bilhões em caso de derrota. Além disso, foi decidido por unanimidade a favor da modulação de efeitos.

O tema está sendo discutido no STJ como repetitivo, o que significa que será de aplicação obrigatória pelos demais tribunais, exceto o Supremo Tribunal Federal (STF).

A posição adotada hoje pelo STJ abrange o período anterior à Lei Complementar (LC) 194/2022, que explicitamente excluiu a TUST/TUSD da base de cálculo do ICMS.

A constitucionalidade da LC 194 está sendo discutida pelo STF na ADI 7195. A Suprema Corte concedeu uma liminar suspendendo a eficácia dos dispositivos que excluíram o ICMS das tarifas, vigente até o julgamento de mérito da ADI.

Quanto à modulação de efeitos, os ministros do STJ decidiram que a decisão desta Quarta-feira (13/3) não se aplicará aos contribuintes que, até 27 de Março de 2017, foram beneficiados por decisões que concederam antecipação de tutela, desde que essas decisões ainda estejam em vigor, permitindo o recolhimento do ICMS sem a inclusão da TUST e da TUSD em sua base de cálculo, independentemente de depósito judicial.

No entanto, mesmo esses contribuintes terão que voltar a recolher o ICMS sobre as tarifas após a publicação dos acórdãos dos julgamentos repetitivos desta Quarta-feira (13/3).

Portanto, na prática, a modulação de efeitos não se aplica a:

A) aos contribuintes que não ingressaram com ações judiciais;

B) aos contribuintes que ingressaram com ações judiciais, mas não obtiveram tutela de urgência ou evidência ou cuja tutela concedida não está mais em vigor por ter sido revogada ou alterada;

C) aos contribuintes que ingressaram com ações judiciais em que a tutela de urgência ou evidência foi condicionada à realização de depósito judicial; 

D) aos contribuintes que ingressaram com ações judiciais em que a tutela de urgência ou evidência foi concedida após 27 de março de 2017.

A data de 27 de Março de 2017 foi quando o acórdão no REsp 1163020/RS foi publicado, alterando a jurisprudência do STJ para incluir as tarifas na base de cálculo do ICMS.

O advogado Heleno Taveira Torres, representante de uma das partes, disse à reportagem que “respeita e aceita” a decisão do STJ, mas ainda vê espaço para discussão sobre a TUST e a TUSD na base de cálculo do ICMS no âmbito do STF. Ele comentou: “Acreditamos que os contribuintes buscarão seus direitos. Entendemos que a LC 194 fez essa exclusão [das tarifas da base do ICMS] e tem um caráter interpretativo, ou seja, se aplica a fatos passados”.

#stj #brasil #icms #tusd #tust #stf #adi #consefaz

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 3.141 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook